Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícias

Amazonastur realiza reunião com Instituto Autismo do Amazonas para promover o turismo inclusivo 

Parceria visa adaptar serviços e capacitar profissionais para receber turistas com TEA no estado Foto: Sonny Monteiro / Amazonastur A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Instituto Autismo do Amazonas (IAAM) realizaram, na última segunda-feira (09/09), reunião estratégica para discutir o aprimoramento do atendimento a turistas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Imagem de destaque da notícia

Parceria visa adaptar serviços e capacitar profissionais para receber turistas com TEA no estado

Foto: Sonny Monteiro / Amazonastur

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Instituto Autismo do Amazonas (IAAM) realizaram, na última segunda-feira (09/09), reunião estratégica para discutir o aprimoramento do atendimento a turistas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro visa a formatação de visitas guiadas adaptadas e a implementação de boas práticas para garantir uma experiência turística inclusiva no estado.

Durante a reunião, foram abordadas estratégias de comunicação eficazes, como o uso de linguagem clara e objetiva, e a adaptação de serviços, como a oferta de roteiros flexíveis e a disponibilização de materiais informativos em formatos acessíveis. 

Entre as boas práticas discutidas, destacam-se a criação de ambientes sensoriais controlados, a oferta de treinamentos para guias turísticos e a implementação de sinalização adequada em pontos turísticos.

A diretora de Turismo da Amazonastur, Emannuelle Pampolha, pontua que a iniciativa reafirma o compromisso da atual gestão em promover um turismo cada vez mais acessível e inclusivo no Amazonas. 

Foto: Sonny Monteiro / Amazonastur

"A parceria com o Instituto Autismo Amazonas representa um passo importante nessa direção, demonstrando o empenho do órgão em desenvolver ações e políticas que garantam a plena participação de todos os turistas na experiência única que o estado tem a oferecer", destaca Pampolha. 

O presidente do Instituto Autismo Amazonas, Joaquim Melo, enfatizou a importância da iniciativa e o impacto positivo que ela terá para as famílias com pessoas autistas:

“É muito importante essa preocupação da Amazonastur em pensar nas famílias que têm pessoas com autismo. O objetivo é que os profissionais do turismo estejam preparados para acolher essas famílias e proporcionar uma experiência positiva para todos".

Um dos trabalhos visa a adaptação do passeio no AmazonBus para receber turistas com TEA. Com adaptação sensoriais e roteiros flexíveis, a experiência turística em Manaus pode ser enriquecedora e agradável para as pessoas com TEA, permitindo-lhes conhecer a cultura e a natureza de maneira segura e confortável.

Fonte: AmazonasTur

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis