Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12, no edifício sede do governo do Amazonas, a primeira reunião de trabalhadores da segurança pública, legislativo e executivo estaduais para discutir a concessão da data-base à categoria. Estiveram presentes as associações representantes da classe, o deputado Comandante Dan (Podemos), o líder de governo na Aleam, deputado Felipe Souza (PRD) e os secretários de estado de governo, Sérgio Littaif, e da segurança pública, coronel Vinícius Almeida.
Presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam, Comandante Dan saiu satisfeito do primeiro encontro: "as associações estão fazendo a parte que lhes cabe, suspenderam o acampamento em frente ao prédio do governo e hoje apresentaram a defasagem acumulada ao longo de quatro anos; ao mesmo tempo sentimos que houve receptividade dos secretários membros do executivo", declarou Dan.
As forças de segurança - praças e oficiais, da ativa e da reserva, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; peritos oficiais; policiais civis; escrivães e agentes; servidores técnico administrativos da área e policiais penais - se fizeram representar na mesa de negociação. O beneficio da reposição de perdas inflacionárias é previsto na lei estadual 3.725/ 2012 que, em seu artigo 7°, estabelece o dia 21 de abril de cada ano como data para anúncio do percentual de reajuste.
"Ao longo de quatro anos, as perdas cumularam, numa média geral, em 30%, mas não se está fazendo cavalo de batalha em percentuais; é uma negociação e todos os lados têm que estar preparados para ceder em nome de um ganho coletivo; senti um excelente clima nesse primeiro encontro; o governo se mostrou sensível ao pleito e estará analisando as propostas para, até a próxima quarta-feira, em uma nova reunião, apresentar a sua contraproposta", finalizou o Comandante Dan.
Fonte: Aleam