MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01

Rússia diz que está "pronta para discutir" troca de prisioneiros porjogadora de basquete

Por Portal Comunica AM em 05/08/2022 às 12:55:44

Griner, duas vezes campeã olímpica dos EUA e oito vezes all-star com Phoenix Mercury, da WNBA, está presa na Rússia desde 17 de fevereiro depois que a polícia do aeroporto de Moscou disse ter encontrado cartuchos de vape contendo óleo de cannabis em sua bagagem.

Lavrov disse que Moscou está “pronta para discutir” uma troca de prisioneiros, mas que o assunto só deve ser discutido por meio de um canal dedicado Rússia-EUA que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente russo, Vladimir Putin, concordaram em estabelecer quando se reuniram em Genebra em junho de 2021.

“Se os americanos tentarem novamente se engajar na diplomacia pública e fizerem declarações em voz alta sobre sua intenção de tomar certas medidas, é problema deles, eu diria até problema deles”, disse Lavrov. “Os americanos muitas vezes têm dificuldade em observar acordos sobre trabalho calmo e profissional.”

Ele também enfatizou que quaisquer discussões sobre um possível troca devem ser realizadas através dos canais confidenciais previamente estabelecidos com os quais Putin e Biden concordaram durante a cúpula do ano passado.

“Tais mecanismos existem, mas serão questionados se a discussão continuar em domínio público”, disse Peskov. Ele disse: “Se discutirmos quaisquer nuances relacionadas à questão da troca via mídia, nenhuma troca ocorrerá”.

Pessoas familiarizadas com a proposta dos EUA disseram que ela prevê trocar Griner e Whelan por um notório comerciante de armas russo, Viktor Bout. Ele está cumprindo uma sentença de 25 anos nos EUA depois de ser condenado por conspiração para matar cidadãos americanos e fornecer ajuda a uma organização terrorista.

Em Moscou, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, fez o mesmo argumento de forma mais dura, dizendo que “os EUA já cometeram erros, tentando resolver esses problemas por meio da "diplomacia do microfone". Eles não são resolvidos dessa maneira.”

“Há um canal específico que foi acordado por [o presidente russo Vladimir Putin e o presidente dos EUA Joe Biden], e não importa o que alguém diga publicamente, este canal permanecerá em vigor”, disse Lavrov na cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou na semana passada com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, instando-o a aceitar um acordo sob o qual Griner e Paul Whelan, um americano preso na Rússia por acusações de espionagem, seriam libertados.

Lavrov e Blinken estiveram no Camboja na sexta-feira para uma reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático. Blinken nem sequer olhou para seu colega russo enquanto eles tomavam seus assentos em uma Cúpula do Leste Asiático.

 

Fonte: Gazeta Brasil

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX