MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01

Curitibano se torna brasileiro mais velho a subir ao topo do Monte Everest: "Segredo é preparação"

Por Portal Comunica AM em 19/05/2022 às 10:55:43

Uma conquista pra poucos. O curitibano Joel Kriger, de 68 anos, se tornou o brasileiro mais velho a subir ao topo do Monte Evestest, que fica na fronteira entre China e Nepal, na Ásia. O morador do bairro Bigorrilho foi junto com os brasileiros Ludmila Lucas, Gabriel Bassanesi e Gabriel Tarso, começando a jornada em busca do ponto mais alto do planeta. O momento auge da escalada aconteceu no domingo (15), quando os quatro alcançaram o ponto mais alto do mundo. O topo da montanha chega em 8.849 metros de altitude.

Curitibano se torna brasileiro mais velho a subir ao topo do Monte Everest: 'segredo é preparação'
Momento em que Joel chega ao topo. Foto: Arquivo Pessoal.

O mais velho entre os brasileiros foi o primeiro do grupo a chegar no ponto mais alto. Porém, foi a preparação e a inteligência que ajudaram Joel e os companheiros a vencer a jornada.

“Não depende só de você. Depende da temperatura, ambiente e a janela – a janela é o tempo que permite você subir o Everest, com temperatura boa e menos vento-. Eu saí do Campo 4, que tem 8 mil metros, fui até o topo. Demorou oito horas pra subir e seis pra descer”, disse Joel Kriger em entrevista à Banda B.

E não foi cedo que Kriger começou a praticar esportes. Aos 50 anos, foi quando o "senhor das alturas" viu a possibilidade de virar um atleta.

Foto: arquivo pessoal.

O engenheiro corre, pedala e escala. Para Joel, há diferentes desafios para chegar ao topo.

“É cansativos, mas você está preparado. Agora, chegar lá em cima e ver o topo do Everest não tem preço. Não é só subir, você desce e sobe muito. A montanha parece algo regular, mas não é não”, comentou.

Joel respondeu, em entrevista à Banda B, que se prepara de várias formas diferentes. “Eu nado para melhorar a capacidade aeróbica. Eu corro e pedalo. Subo escada. Moro no 17º andar. Eu esqueci o elevador durante toda a preparação“, explicou.

A dica que o curitibano dá é de se preparar e adrenalina faz com que tudo acabe valendo a pena. Todo esforço acaba sendo recompensado.

“O que eu tenho dito é que qualquer um pode subir. Tem gente que diz: "olha, o velhinho subiu”. Primeiro, que não sou tão velho, tenho 68 anos. É uma questão de adrenalina. Não dá pra acordar de manhã e achar que tarde você consegue subir. Mesmo que tenha um guia, se acontecer algo com ele, tem que saber descer”, conclui.

A volta ao acampamento base aconteceu nesta quarta-feira (19). Joel está pegando um avião de volta ao Brasil na manhã desta quinta-feira (19).

Fonte: Banda B

Tags:   Curitiba
Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX