MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01

Auditório lotado na abertura da Semana de Enfermagem do Centec

Por Comunica Amazonas em 16/05/2022 às 20:08:30

O Centro de Ensino Técnico (Centec) deu início, na manhã desta segunda-feira (16), à Semana de Enfermagem 2022. Durante a abertura, mais de 200 participantes, dentre eles, alunos, professores e público externo acompanharam a primeira programação do dia: uma entrevista conduzida pelo professor Giovani Caldas com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM), Sandro André da Silva Pinto. O evento vai até a próxima sexta-feira e conta com uma programação diversificada, e em todos os turnos.

Durante a entrevista, o presidente do Coren-AM destacou a importância de os estudantes conhecerem a forma como os enfermeiros profissionais do estado se organizam como classe. Além disso, elencou as principais lutas da categoria para melhores condições de trabalho. A mais recente delas, o piso salarial da enfermagem, aprovado este mês no Congresso Nacional.

"É essencial que o conselho tenha esse contato com os futuros profissionais desde já. Estamos sempre à disposição de vocês. Precisamos nos unir, nos politizar. Hoje, temos mais de 57 mil profissionais no Amazonas e não temos um representante na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa e em Brasília. Em todo o país, somos mais de 2,5 milhões e precisamos disso", pontuou Sandro André.

Após a abertura, os participantes do evento seguiram para as salas temáticas preparadas pelos estudantes do Centec, sob o acompanhamento dos professores. A primeira era voltada para a história da enfermagem e a segunda sobre a saúde da criança e do adolescente. Essa última mostrava, em cartazes e painéis, o início das leis que amparam esse público e até casos de maus-tratos a crianças que se tornaram emblemáticos no país.

A estudante do curso técnico de enfermagem Maria de Nazaré Ferreira da Costa, 35, foi uma das alunas que guiou as apresentações. "O evento está sendo maravilhoso para a nossa turma, fizemos um trabalho em equipe com a professora Patrícia Alves e ficamos muito contentes com a visita do Coren-AM também", comentou ela.

O coordenador do evento, professor Giovani Caldas, acompanhou a movimentação das turmas e dos visitantes durante toda a manhã. Para ele, a abertura da Semana de Enfermagem foi um sucesso, o que demonstra a alta qualidade da programação para os próximos dias. "Temos muitas atividades até o fim da semana e a valorização profissional, as lutas dos técnicos serão muito abordadas".

Ao longo da semana, os estudantes do curso técnico em enfermagem irão participar de uma série de palestras com abordagens sobre valorização profissional; humanização e saúde mental; aprendizados da enfermagem na pandemia; e assistência de enfermagem em diferentes contextos.

Fonte: Repercussão Assessoria

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX