A apresentadora Fátima Bernardes compartilhou detalhes sobre sua fobia de avião, revelando uma crise de pânico que a afastou dos voos por mais de dois anos. O relato foi feito durante uma entrevista, onde a jornalista detalhou os sintomas e os tratamentos que buscou para lidar com o problema.
O episódio que desencadeou a fobia ocorreu durante uma viagem de volta de Nova York, quando Fátima, casada na época com William Bonner, teve uma forte crise de ansiedade dentro do avião. A preocupação em rever os filhos após alguns dias longe intensificou o pânico.
"Quando os meninos iam fazer dois anos, eu fiz uma viagem, era casada nessa época com o William (Bonner). Nós fizemos uma viagem para Nova Iorque e na volta eu tive uma crise de ansiedade, uma crise de pânico, dentro do avião. Eu estava muito ansiosa para rever as crianças, depois de nove ou dez dias [?] Foi horrível! Eu tomei um remédio, que o médico tinha me receitado para ver ser eu dormia e ele fez o efeito contrário. Enquanto o William dormia eu fiquei mega agitada. Eu comecei a ter um certo constrangimento das pessoas perceberem que eu estava com muito medo", disse Fátima Bernardes.
Após a crise, Fátima evitou voos por dois anos e quatro meses, encontrando desculpas para não precisar viajar de avião. A apresentadora explicou que, com o tempo, percebeu que precisava de ajuda profissional.
"Depois desse voo eu posso dizer para vocês que fiquei dois anos e quatro meses sem voar, mas eu não tive essa percepção. Também não fui tratar nada disso, achei que era uma coisa esporádica. Então comecei a evitar os voos, por exemplo, se tem que ir a São Paulo eu vou de carro, claro. Eu sempre tinha uma desculpa. Quando me dei conta eu estava há dois anos sem voar, e aí que eu percebi que alguma coisa não estava certa comigo", explicou Fátima Bernardes.
A jornalista iniciou tratamentos com psicólogos e terapeutas para lidar com a fobia. Ela descreveu os sintomas da crise de ansiedade, como palpitações, tremores e enrijecimento muscular. Fátima também mencionou que a fobia pode surgir em pessoas que buscam ter o controle de tudo.
Um desafio importante durante o tratamento foi a oportunidade de cobrir a Copa do Mundo no Japão e na Coreia do Sul, o que exigiu que Fátima colocasse em prática as técnicas aprendidas na terapia. Atualmente, a apresentadora ainda sente medo ao voar, mas consegue controlar o nervosismo com as ferramentas que aprendeu.
Recentemente, Fátima viajou com a família para a França, demonstrando sua superação da fobia. A viagem contou com a presença dos trigêmeos, Beatriz, Laura e Vinícius, do ex-marido William Bonner, e do namorado Túlio Gadêlha. Natasha Dantas, atual esposa de Bonner, também participou da viagem.
Os filhos de Fátima Bernardes e William Bonner já são adultos, com 28 anos completados em 2025. A apresentadora continua a enfrentar seu medo de voar, buscando sempre novas formas de lidar com a ansiedade.
portalleodias