MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Olhar Especial 01 728
CEP 3

Aplicadores do concurso da Polícia Civil ameaçam protesto por falta de pagamento

Por Portal Comunica AM em 05/01/2022 às 19:09:10

Entre os fatores apontados como justificativa para o atraso no pagamento, o NC também citou a contratação de um número de colaboradores maior do que o planejado:

“A necessidade de garantir distanciamento físico entre os candidatos no dia da prova exigiu ampliação substancial no número de salas e, em consequência, no número de colaboradores, que passou dos 8 mil previstos inicialmente para mais de 16 mil.”

Ainda, informa que o valor referentes as primeiras parcelas pagas ao Núcleo de Concurso pela contratante não foi suficiente para cobrir as despesas com os colaboradores.

Por fim, explica que encaminhou à Polícia Civil do Paraná um pedido de adiantamento da verba a receber e, “paralelamente, as partes estão negociando o reequilíbrio financeiro do contrato, para que as obrigações financeiras pendentes sejam cumpridas”.

O que diz a Polícia Civil do Paraná

Embora a UFPR tenha afirmado, em nota enviada à Banda B, que fez um pedido de adiantamento de recursos à PCPR para pagar os aplicadores, a Polícia Civil do Paraná afirmou, também por meio de nota, que as “obrigações financeiras advindas da contratação e pagamento de pessoal são de responsabilidade exclusiva da contratada (UFPR)”.

Leia abaixo a nota na íntegra:

“A Polícia Civil do Paraná (PCPR) esclarece que as obrigações financeiras advindas da contratação e pagamento de pessoal são de responsabilidade exclusiva da contratada (UFPR). Encontra-se realmente em tramitação pedido de Reequilíbrio Financeiro solicitado pelo NC/UFPR em razão do advento da pandemia do COVID 19, a qual afetou de forma direta os termos iniciais pactuados. Sendo assim, tão logo sejam as despesas adicionais comprovadas e submetidas a análise pelos órgãos de controle interno, serão objeto de novo repasse ao NC/UFPR. A previsão é que o repasse ocorra nos próximos dias.”

Cancelamento do Concurso da Polícia Civil do Paraná

Em julho do ano passado, a Universidade Federal do Paraná foi multada em R$ 1,3 milhão por causa do cancelamento do concurso da Polícia Civil no dia da prova, que estava previsto para ocorrer em fevereiro de 2021.

Sob responsabilidade do Núcleo de Concursos da UFPR, a suspensão da aplicação das provas foi anunciada poucas horas antes da aplicação do certame. Naquele dia, 106 mil candidatos fariam as provas em 12 cidades do Paraná.

Aplicadores do concurso da Polícia Civil do Paraná ameaçam manifestação por falta de pagamento
Candidatos do concurso organizaram um protesto em frente ao prédio histórico da UFPR após a suspensão da aplicação das provas – Foto: Djalma Malaquias/Banda B

O NC afirmou que a decisão ocorreu devido à “ausência de requisitos indispensáveis de segurança para a aplicação das provas em Curitiba e região metropolitana”.

Horas mais tarde, a UFPR trocou a coordenação do Núcleo de Concursos, após a suspensão do concurso.

O processo seletivo ocorreu, de fato, em 3 de outubro do ano passado, e teve 400 vagas para delegados, investigadores e papiloscopistas. O ingresso dos candidatos aprovados está previsto para ocorrer no primeiro semestre deste ano.

Fonte: Banda B

Tags:   Curitiba
Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX
CEP 4
ATTOS 4