Em Montevidéu, durante a posse do novo presidente uruguaio, Yamandú Orsi, o presidente Lula defendeu o fortalecimento do multilateralismo e do comércio internacional por meio do Brics. A iniciativa visa promover um debate global e impulsionar o comércio entre as nações.
Lula estendeu o convite para que paÃses como Uruguai, Colômbia e México participem das discussões no Brasil, mesmo que não como membros fixos. O objetivo é criar um fórum inclusivo para abordar questões cruciais para o desenvolvimento global.
Além do Brics, o presidente enfatizou a importância de fortalecer blocos regionais como o Mercosul. Segundo ele, a união e a organização são fundamentais para que os paÃses possam competir e prosperar no cenário internacional.
O acordo com a União Europeia foi destacado como um marco significativo, abrangendo cerca de 800 milhões de pessoas e envolvendo trilhões de dólares. Lula acredita que, se bem-sucedido, esse acordo poderá trazer benefÃcios para toda a América do Sul e para os paÃses da União Europeia.
Em sua visão, a chave para o sucesso reside na compreensão de que a colaboração e a união são essenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no mundo globalizado. A grande questão é sair da retórica e ir para a prática.
"Estou convidando todos esses paÃses que estão aqui, Uruguai, Colômbia, México, para participar dos Brics no Brasil... É importante que nessa reunião dos Brics a gente fortaleça de verdade duas coisas importantes: o multilateralismo e o comércio" disse o presidente.
infomoney