O governo de São Paulo, sob a liderança de TarcÃsio de Freitas, avança com o projeto do túnel Santos-Guarujá, uma obra estimada em R$ 5,96 bilhões. Desse montante, R$ 4,96 bilhões serão financiados pelos governos federal e estadual. A construção, que tem prazo de cinco anos, promete otimizar o fluxo logÃstico do Porto de Santos e facilitar a travessia para mais de 21 mil veÃculos que utilizam balsas diariamente.
O leilão para a concessão da obra está atraindo o interesse de grandes empresas, incluindo a espanhola Acciona, a chinesa CCCC, a EcoRodovias e a Novonor (antiga Odebrecht). A futura concessionária será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel, além de investir R$ 5,8 bilhões ao longo de 30 anos.
A estrutura do túnel terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, e contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma para o VeÃculo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto também prevê acesso para pedestres e ciclistas, melhorando a mobilidade urbana na região.
A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) supervisionará a execução das obras e fiscalizará a qualidade dos serviços prestados pela concessionária. A tarifa base do pedágio foi estabelecida em R$ 6,15, mas a concessionária também poderá gerar receitas acessórias com publicidade e serviços comerciais.
IncluÃdo no Novo PAC, o túnel Santos-Guarujá é a maior obra do programa federal. A expectativa é que o projeto impulsione o desenvolvimento da região, gerando empregos e renda para a população.
Este investimento bilionário demonstra o compromisso do governo TarcÃsio com o desenvolvimento da infraestrutura paulista, visando a modernização e a eficiência do estado.
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