MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Olhar Especial 01 728

Tolentino diz não ter relação com FIB Bank e é desmentido na CPI

Por Comunica AM em 15/09/2021 às 08:32:42

Comiss√£o Parlamentar de Inquérito da Pandemia, por Edilson Rodrigues/Ag√™ncia Senado

Procuração

Ao responder a um questionamento do relator do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL), o advogado disse n√£o existir nenhuma procura√ß√£o para que ele represente a FIB Bank. Calheiros contestou a afirma√ß√£o e exibiu v√≠deo e documenta√ß√£o que indicam que, em 2011, a Benetti Prestadora de Servi√ßos passou procura√ß√£o dando plenos poderes a Tolentino para representar legalmente uma empresa sócia da FIB Bank, a Pico do Juazeiro.

Ainda sobre a ligação de Tolentino com o FIB Bank, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) afirmou que não existe no direito brasileiro uma procuração com poderes irreversíveis e absolutos, o que "caracteriza que a pessoa passa a ser proprietária".

"V√°rias matérias apontam que Tolentino é o verdadeiro dono da FIB Bank, sendo o sócio oculto da empresa e, por ser amigo direto do deputado Ricardo Barros, teria facilitado a emiss√£o da carta fian√ßa a favor do contrato da Precisa Medicamentos [para compra da Covaxin] e de outros contratos no Ministério da Sa√ļde ", concluiu o senador Renan Calheiros.

Negocia√ß√Ķes

Segundo o relator, Tolentino é representante, procurador ou administrador das empresas FIB Bank, Pico do Juazeiro e MB Guassu, em car√°ter irretrat√°vel, sem a obrigatoriedade de presta√ß√£o de contas. O que, para ele, também caracterizaria a propriedade de Tolentino sobre as empresas.

O depoente negou qualquer participa√ß√£o nas negocia√ß√Ķes sobre a Covaxin. "Eu estava totalmente fora de qualquer atividade que possibilitaria qualquer participa√ß√£o, interfer√™ncia, no ato correspondente à compra, negocia√ß√£o da vacina Covaxin", afirmou.

Marcos Tolentino também falou da rela√ß√£o com o l√≠der do governo na C√Ęmara, Ricardo Barros (Progressistas-PR), investigado pela CPI. "Sobre minha liga√ß√£o com o deputado Ricardo Barros, cabe declarar que se trata de um conhecido h√° muitos anos, desde que morei em Curitiba. Sendo que até hoje mantenho v√≠nculo de respeito, amizade, nada mais do que isso", afirmou Tolentino à CPI. A comiss√£o investiga também se Barros tem liga√ß√£o com a Precisa e se o deputado est√° envolvido em irregularidades na negocia√ß√£o da Covaxin. O parlamentar nega as acusa√ß√Ķes.

Tolentino acrescentou que conheceu o presidente da Rep√ļblica, Jair Bolsonaro, quando o presidente da Rep√ļblica ainda era deputado federal. Segundo ele, os dois estiveram juntos em encontros "meramente casuais".

Em relação aos filhos do presidente, Marcos Tolentino afirmou conhecer o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de eventos políticos e sociais. Tolentino disse não conhecer Jair Renan Bolsonaro.

Convocação

O depoimento de Tolentino aos senadores estava marcado para o come√ßo de setembro. O empres√°rio informou que havia sido internado no Hospital S√≠rio-Liban√™s, em S√£o Paulo, com "formigamento no corpo" e n√£o compareceu. A Justi√ßa Federal do Distrito Federal decidiu que Tolentino poderia ser alvo de condu√ß√£o coercitiva caso n√£o comparecesse ao depoimento, o que acabou n√£o sendo necess√°rio hoje. Ele chegou ao Senado acompanhado de um médico e de um advogado. Amparado por um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal ele se reservou o direito de ficar calado v√°rias vezes.

Suspens√£o

Durante a reuni√£o de hoje a CPI aprovou um requerimento para que a Procuradoria-Geral da Rep√ļblica (PGR) determine à Uni√£o a suspens√£o de todos os contratos p√ļblicos que contarem com a participa√ß√£o do FIB Bank como garantidora fidejussória em negocia√ß√Ķes.

Os senadores também aprovaram uma solicita√ß√£o ao Tribunal de Contas da Uni√£o (TCU) para que audite os contratos envolvendo a empresa.

Além disso, solicitou que a Casa Civil, Advocacia-Geral da Uni√£o e o Ministério da Economia informe sobre todas as cartas fian√ßa j√° expedidas pela empresa FIB Bank em contratos com o governo federal.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX