MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

ABRAPCH DIZ QUE BRASIL TEM POTENCIAL DE 15 GW EM PEQUENAS HIDRELÉTRICAS E DEFENDE A RETOMADA DA CONSTRUÇÃO DE RESERVAT"RIOS

Por Portal Comunica AM em 14/09/2021 às 04:30:33

As PCHs e as CGHs representam geração de emprego na veia. Estamos falando de construção civil. Além disso, só usamos mão de obra local e não precisamos importar um parafuso que seja para construir esse tipo de usina. É tudo fabricado aqui. O Brasil tem uma cadeia produtiva forte e tecnologia 100% nacional. Aliás, o Brasil tem a melhor tecnologia do mundo em equipamentos hidrelétricos.

Imaginando que o Brasil decidisse hoje começar a construir essas usinas, quanto tempo demoraria para que esses empreendimentos começassem a gerar?

O prazo de construção de uma pequena hidrelétrica oscila entre um e dois anos. Podemos dizer que 80% das usinas de pequeno porte demandam um período de construção entre um ano e um ano e meio. A parcela restante desses empreendimentos leva cerca de dois anos. Ou seja, é mais rápido construir uma pequena hidrelétrica do que construir uma térmica e os gasodutos relacionados. Estamos falando de projetos que são mais rápidos, mais baratos e muito melhores do ponto de vista ambiental.

Olhando para o cenário internacional, o senhor pode apontar para países que estão tendo uma postura diferente do Brasil em relação às usinas hidrelétricas?

índiceVejamos o caso da Alemanha, por exemplo. A fonte hidrelétrica tem status de prioridade nacional na Alemanha durante a apreciação pelos órgãos ambientais. A fonte também prioridade no KfW, que é uma instituição similar ao nosso Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Vou citar outro país. A Noruega é o terceiro maior exportador de gás do mundo e o 12º exportador de petróleo no mundo. Ainda assim, uma fatia de 94% da energia daquele país é produzida através de hidrelétricas. Por lá, nunca houve problema de apagão ou instabilidade na geração, porque os noruegueses estão sempre construindo novas hidrelétricas com reservatórios bem dimensionados.

Quais serão as próximas ações da Abrapch no sentindo de levantar a bandeira em defesa das usinas hidrelétricas?

Energia SolarA Abrapch entende que o grande ponto que precisamos melhorar é reverter essa demonização injusta e inverídica sobre as hidrelétricas e os reservatórios no Brasil. Nesse sentido, estamos fazendo um esforço de comunicação com a imprensa e preparando uma série de materiais para enviar aos formadores de opinião, ao Ministério do Meio Ambiente e aos órgãos ambientais estaduais. Estamos tentando também aglutinar todos os setores da economia que precisam de água, reservatórios e energia limpa e barata para que nos ajudem a apoiar a retomada da construção de hidrelétricas no Brasil.

O Brasil precisa parar de ficar dando ouvidos às ONGs estrangeiras. Não podemos acreditar na tese de que ONGs internacionais estão aqui para fazer o bem. Não é verdade isso. Existem livros a respeito do tema. Essas ONGs e esses governos estão interessados em suas próprias geopolíticas.

Compartilhar: WhatsApp

Fonte: Petro Notícias

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX