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Ap√≥s interna√ß√£o por covid-19, pacientes enfrentam dist√ļrbios de sono

Por Comunica AM em 13/09/2021 às 21:13:04

Pesquisadores do Instituto do Sono apontam que pacientes internados com covid-19 podem apresentar dist√ļrbios do sono como manifesta√ß√£o de estresse pós-traum√°tico. Durante o per√≠odo de interna√ß√£o, é comum a piora na qualidade de sono decorrente do atendimento médico em hor√°rios diversos, barulho e ilumina√ß√£o excessiva. E, após o retorno para casa, s√£o relatados casos de pesadelos e dificuldades para retomar um sono sem fragmenta√ß√£o.

"O ciclo circadiano [espécie de relógio interno controlado pela luz] est√° interrompido, ent√£o manter um hor√°rio de dormir e acordar é fundamental para que ele possa ter melhora na recupera√ß√£o", aponta Priscila Kalil Morelh√£o, pesquisadora do Instituto do Sono. A defini√ß√£o de um hor√°rio para deitar faz parte do que se conhece como "higiene do sono", que envolve uma série de regras para garantir uma noite reparadora.

"O sono é um comportamento essencial para a nossa vida. A gente precisa dormir para que os reparos musculares e reparos na memória ocorram. Se eu n√£o tenho uma boa qualidade do sono, o meu sistema musculoesquelético pode ser afetado, pode ser, n√£o necessariamente é, por atrofias musculares, além de quest√Ķes como mau humor, ansiedade e depress√£o", explica Priscila. Ela destaca que a boa qualidade do sono é fundamental para a recupera√ß√£o completa de paciente que tiveram covid-19.

A pesquisadora orienta que o ideal é buscar ajuda profissional para que sejam avaliadas as medidas necess√°rias em cada caso, mas algumas a√ß√Ķes podem ajudar pacientes que j√° estejam num est√°gio de maior autonomia. Além de ter hor√°rio regular para deitar e acordar, é importante evitar estimulantes a partir do fim da tarde, como café. Atividades f√≠sicas também podem ajudar na regula√ß√£o do sono. "Nós recomendamos n√£o fazer essas atividades próximo do hor√°rio de dormir, porque pode ter aumento da adrenalina."

A ingest√£o de bebidas alcóolicas também impactam na fragmenta√ß√£o do sono. N√£o é recomendado ainda o uso de eletrônicos, como televis√£o e celular, antes de dormir. "Todas essas medidas s√£o importantes para que ele possa ter uma melhora da qualidade do sono e consequentemente uma melhor recupera√ß√£o", afirma a pesquisadora.

Em paralelo a essas medidas, profissionais de fisioterapia podem avaliar a necessidade de exerc√≠cios motores e cardiorrespiratórios.

O Instituto do Sono sistematizou alguns exerc√≠cios que podem ajudar pessoas com dificuldade no sono. Após receber orienta√ß√£o de um profissional, para agilizar o processo de recupera√ß√£o, o paciente poder√° realizar exerc√≠cios em casa duas vezes ao dia.

"A pessoa deve come√ßar de forma lenta, bebendo √°gua no intervalo dos exerc√≠cios e aumentando a intensidade à medida que sentir mais confian√ßa. Os exerc√≠cios devem ser suspensos em caso de febre, palpita√ß√Ķes, dor de cabe√ßa e cora√ß√£o acelerado", alerta o instituto.

Exercício de respiração

Respire suavemente, usando o mínimo de esforço possível;

Inspire pelo nariz e expire pela boca, franzindo os l√°bios como se fosse apagar uma vela;

Tente liberar qualquer tensão em seu corpo a cada expiração;

Gradualmente tente respirar mais lentamente e fechar os olhos para se concentrar na respiração e relaxar.

Exercícios motores

Deite-se de lado na cama, dobre a perna de baixo e mantenha a perna de cima esticada;

Levante a perna esticada em direção ao teto;

Abaixe lentamente a perna em dire√ß√£o à cama. Se achar que é muito f√°cil, segure a perna para cima por 10 segundos.

Sentar e levantar

Sentar e levantar cinco vezes de uma cadeira.

Fortalecimento de ombro

Sente-se reto em uma cadeira ou fique de pé com os bra√ßos ao lado do corpo;

Levante o bra√ßo lateralmente até a altura do ombro e lentamente de volta ao seu lado;

Se achar que é muito f√°cil, segure um peso em suas m√£os.

Exerc√≠cios de perna em pé

Fique de pé com os pés juntos, segurando uma cadeira firme para se apoiar;

Levante a perna de fora para o lado e retorne lentamente à posi√ß√£o inicial;

Repita o exerc√≠cio levantando a perna para tr√°s ou elevando o joelho para a frente. Se achar que é muito f√°cil, repita os movimentos sem segurar na cadeira.

Fonte: Agência Brasil

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