MIX BRASIL 728X90 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Olhar Especial 01 728

CARTA ABERTA À ASSOCIA√á√ÉO DOS FABRICANTES DE REFRIGERANTES DO BRASIL - AFREBR√ĀS

Por Comunica AM em 10/09/2021 às 22:41:47

Na condi√ß√£o de Presidente da Comiss√£o de Ind√ļstria, Comércio e Zona Franca – CICZF, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – ALEAM, torna-se imperativo reportar-me à Associa√ß√£o dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil – AFREBRÁS, no intuito de refutar as declara√ß√Ķes proferidas contra o Modelo Zona Franca Manaus, instalado h√° mais de 50 anos em nosso estado.

O manifesto publicado pela AFREBRÁS demonstra desinforma√ß√£o desta entidade quanto à import√Ęncia do modelo econômico, n√£o somente para o Amazonas, como para todo o Brasil, ou seja, os incentivos fiscais constitucionalmente garantidos para as empresas instaladas no PIM s√£o vitais para a sobreviv√™ncia n√£o só do setor de bebidas local, mas de todo o segmento de refrigerantes do Pa√≠s.

Neste sentido, considero essencial evidenciar que ind√ļstrias locais fornecem aproximadamente 90% de todo o concentrado vendido às pequenas, médias e grandes ind√ļstrias de bebidas espalhadas pelo Brasil.

E ainda, é basilar salientar que a Zona Franca de Manaus faturou em 2020, cerca de R$ 120 bilh√Ķes, o que corresponde a 50% do ICMS arrecadado no Estado, assim como é respons√°vel por mais de 100 mil empregos diretos e mais de 500 mil indiretos, tornando-se, portanto, o modelo econômico de desenvolvimento regional e de preserva√ß√£o ambiental exitoso, podendo inclusive, ser considerado o mais relevante da história do Pa√≠s.

Importante ressaltar, também, que o princ√≠pio da Zona Franca de Manaus é integrar para n√£o entregar a Floresta Amazônica à explora√ß√£o predatória de seus recursos. No momento em que o Brasil passa pela pior crise h√≠drica dos √ļltimos 100 anos, torna-se evidente a rela√ß√£o entre os compromissos ambientais assumidos pelo modelo, em especial, o de manter a Floresta Amazônica preservada e de pé, fundamental para a ocorr√™ncia dos ciclos das chuvas pelo Pa√≠s (fenômeno conhecido como rios voadores).

À face do exposto, alerto à AFREBRÁS que o modelo da ZFM é exitoso e de alta relev√Ęncia para o estado do Amazonas e para o Pa√≠s, visto que mesmo após mais de cinco décadas de atividades industriais intensas, consegue manter preservada aproximadamente 98% de sua cobertura vegetal. Entidades como esta, precisam unir-se para que possamos ter algum tipo de perspectiva de vida e qualidade para as gera√ß√Ķes futuras.

Atenciosamente, Deputado Estadual Wilker Barreto – Presidente da CICZF

Fonte: CICZF