MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Olhar Especial 01 728

Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-Barré após vacinação

Por Comunica AM em 29/07/2021 às 21:52:44

Casos raros de s√≠ndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacina√ß√£o contra covid-19 t√™m sido relatados em diversos pa√≠ses, inclusive no Brasil, alertou a Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa).

Em um comunicado divulgado nessa quarta-feira (28), a Anvisa informa que, até o momento, recebeu 27 notifica√ß√Ķes de casos suspeitos de SGB após a imuniza√ß√£o com a vacina da AstraZeneca, além de tr√™s casos com a vacina da Janssen e outros quatro com a CoronaVac, totalizando 34 registros.

A Anvisa explica que a SGB é um dist√ļrbio neurológico autoimune raro, no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas. Os episódios pós-vacina√ß√£o (eventos adversos) também s√£o raros, mas j√° conhecidos e relacionados a outras vacinas, como a da influenza (gripe).

De acordo com a ag√™ncia, a maioria das pessoas se recupera totalmente do dist√ļrbio. "O principal risco provocado pela s√≠ndrome é quando ocorre o acometimento dos m√ļsculos respiratórios. Nesse √ļltimo caso, a SGB pode levar à morte, caso n√£o sejam adotadas as medidas adequadas", alertou a ag√™ncia.

"É importante destacar que a Anvisa mantém a recomenda√ß√£o pela continuidade da vacina√ß√£o com todas as vacinas contra covid-19 aprovadas pela Ag√™ncia, dentro das indica√ß√Ķes descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benef√≠cios das vacinas superam os riscos", ressaltou a ag√™ncia.

Diante dos relatos de eventos adversos raros pós-vacina√ß√£o, a ag√™ncia solicitou que as empresas respons√°veis pela regulariza√ß√£o das vacinas AstraZeneca, Janssen e CoronaVac incluam nas bulas dos respectivos produtos informa√ß√Ķes sobre o poss√≠vel risco de SGB.

Sinais e sintomas

Segundo a Anvisa, a maior parte dos pacientes percebe inicialmente a SGB pela sensa√ß√£o de dorm√™ncia ou queima√ß√£o nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (m√£os e bra√ßos).

Outra caracter√≠stica, acrescenta a ag√™ncia, percebida em pelo menos 50% dos casos, é a presen√ßa de dor neurop√°tica (provocada por les√£o no sistema nervoso) lombar ou nas pernas. Fraqueza progressiva é o sinal mais percept√≠vel, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, bra√ßos, tronco, cabe√ßa e pesco√ßo.

A Anvisa destaca que pessoas vacinadas devem procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB, que incluem, ainda, vis√£o dupla ou dificuldade em mover os olhos, dificuldade de engolir, falar ou mastigar. "Também devem ficar atentas a problemas de coordena√ß√£o e instabilidade, dificuldade em caminhar, sensa√ß√Ķes de formigamento nas m√£os e pés, fraqueza nos membros, tórax ou rosto, além de problemas com o controle da bexiga e fun√ß√£o intestinal", acrescentou a ag√™ncia.

Notificação

A ocorr√™ncia de SGB pós-vacina√ß√£o contra covid-19 dever√° ser relatada à Anvisa. "É imprescind√≠vel o cuidado na identifica√ß√£o do tipo de vacina suspeita de provocar o evento adverso, como n√ļmero de lote e fabricante", ressaltou a ag√™ncia.

Profissionais de sa√ļde e cidad√£os podem notificar eventos adversos pelo e-SUS Notifica e pelo formul√°rio web do VigiMed.

A Anvisa lembra que se o caso for de queixa técnica ou de desvios de qualidade observados em vacinas, seringas, agulhas e outros produtos para sa√ļde utilizados no processo de vacina√ß√£o, as notifica√ß√Ķes devem ser feitas pelo Sistema de Notifica√ß√Ķes em Vigil√Ęncia Sanit√°ria.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX