MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

ROSATOM LANÇA O PRIMEIRO CONCRETO DO REATOR NUCLEAR DE PESQUISAS DA BOLÍVIA

Por Portal Comunica AM em 27/07/2021 às 18:34:45

A Bolívia entra na “Idade Nuclear”. Esta semana o país deu um passo firme em direção a isso. O Presidente Luis Arce e o Diretor da estatal Russa Rosatom, Kirill Komarov, participaram da cerimônia do derrame do primeiro concreto, dando início à construção do complexo do reator de pesquisa, o elemento chave do Centro de Pesquisa e Tecnologia Nuclear. Depois disso, os dois visitaram as instalações da primeira e segunda fases do que será o complexo cíclotron radiofarmácia pré-clínica (CRPC, sigla em inglês) – e o centro de irradiação multiuso, que serão colocados em operação nos próximos meses. Em um comunicado da Rosatom, “O centro é sem precedentes para a indústria nuclear: localizado a 4.000 metros acima do nível do mar, é a instalação nuclear de maior altitude do mundo. Sua construção dará uma enorme contribuição para o desenvolvimento da ciência, medicina, agricultura e educação na Bolívia, além de criar mais de 500 empregos altamente qualificados para os moradores de El Alto e La Paz.

No CNTRD serão produzidos radiofármacos que vão permitir a realização de mais de 5000 procedimentos de diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas por ano.xxx Além disso, no centro se realizarão processamentos por irradiação dos produtos agrícolas, o que irá permitir melhorar sua qualidade, prolongar sua vida útil e aumentar significativamente a exportação. No caso, o processamento dos produtos alimentícios não tem o sabor afetado. “É totalmente seguro para o consumidor, por isso é amplamente utilizado em muitos países ao redor do mundo”. Por sua vez, o reator de pesquisa e os laboratórios permitirão a realização de avanços científicos e fazer a capacitação de profissionais para atuar na indústria nuclear. O Presidente boliviano disse que Com esta infraestrutura, os cientistas bolivianos e estrangeiros poderão realizar estudos nucleares inéditos a 4 mil metros acima do nível do mar, que nos ajudarão em diversas áreas como mineração, recursos hídricos, agricultura e intermináveis estudos a serviço dos bolivianos e de todos. Humanidade.”

xPara Kirill Komarov,A Rosatom tem a construção do centro de pesquisa e tecnologia nuclear como uma das suas prioridades. Este é nosso primeiro projeto de tamanha importância na América Latina e estamos fazendo o possível para implementá-lo com sucesso e dentro do prazo. Apesar de todas as dificuldades, o lado russo está cumprindo plenamente as obrigações contratuais, e eu estou confiante de que manteremos o ritmo nos próximos anos. Ao mesmo tempo, estamos interessados no desenvolvimento das relações com nossos parceiros bolivianos. Concluímos as principais obras de construção das instalações da primeira fase e estamos nos preparando para entregar ao cliente até o final de 2021 o complexo cíclotron radiofarmácia pré-clínica e o centro de irradiação multiuso. As demais instalações do centro, incluindo o complexo do reator, devem ser entregues em 2024.”

Compartilhar: WhatsApp

Fonte: Petro Notícias

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX