MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

PRINCIPAIS AUTORIDADES DO SETOR NUCLEAR PARTICIPAM HOJE DA ABERTURA DA NT2E, COM TRANSMISSÃO DO PETRONOTÍCIAS

Por Portal Comunica AM em 27/07/2021 às 05:13:24

Começa hoje (27) o principal evento do setor nuclear brasileiro. Logo mais, a partir das 8h45, será aberta oficialmente a conferência internacional Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E) – evento totalmente virtual que está sendo organizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN). O time escalado para participar da cerimônia de abertura reunirá algumas das principais personalidades do setor nuclear do Brasil e do mundo. Pelo lado do nosso país, estarão presentes o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o representante do Brasil na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Carlos Duarte; o diretor-geral de desenvolvimento nuclear da Marinha, almirante Carlos Sampaio Olsen; e o secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, Sérgio Freitas de Almeida. Além deles, participarão da cerimônia de abertura o diretor geral da AIEA, o argentino Rafael Grossi; e o diretor adjunto da agência, o russo Mikhail Chudakov. O Petronotícias transmitirá a cerimônia de abertura ao vivo.

celso-cunha

Presidente da Abdan, Celso Cunha

“A NT2E será focada em geração de negócios e discussões sobre todas as áreas do segmento da tecnologia nuclear. Passaremos pela geração nucleoelétrica, medicina nuclear, radiação, regulação, fiscalização, entre outros tópicos”, declarou o presidente da ABDAN, Celso Cunha. A programação da NT2E vai de hoje até a próxima quinta-feira (29). Ao todo, o evento vai concentrar-se em 11 grandes temas que serão decisivos para o futuro do setor nuclear. Alguns desses assuntos serão o papel das nucleares no mercado de energia, o setor mundial de urânio, a operação e a manutenção de usinas em tempos de Covid-19, Pequenos Reatores Modulares, o mercado da medicina nuclear no Brasil e no mundo, entre outros. A programação completa dos três dias de evento pode ser acessada neste link. Já o cadastro para participar da NT2E deverá realizado nesta página, clicando no botão “Garanta sua vaga”.

LEONAM-GUIMARAES

Presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães

Depois da cerimônia de abertura, a programação da NT2E no período do final da manhã e durante a tarde discutirá quatro grandes temas. A partir das 11h, o diretor adjunto da AIEA, Mikhail Chudakov, fará uma palestra sobre o futuro da energia nuclear à luz da COP-26. Logo depois, às 11h30, será a vez do presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, que fará uma palestra sobre o futuro da energia nuclear além da eletricidade. Atualmente, a eletricidade responde por 18% da energia usada em todo o mundo. A fatia restante é composta por geração de calor e transporte – dois segmentos dominados por fontes de altas emissões de gases do efeito estufa. A tecnologia nuclear seria uma alternativa por conta de suas baixas emissões e quantia relativamente pequena de resíduos.

Sama-Bilbao-y-Leon

Diretora geral da World Nuclear Association (WNA), Sama Bilbão & Léon

Já no período da tarde, a partir das 14h, o tema da vez será a Ascensão da Tecnologia Nuclear. Esse painel discutirá questões como o papel da energia nuclear na descarbonização do mundo, o avanço da Política Nuclear Brasileira, o papel da Comunicação Nuclear Global, entre outras. Os palestrantes do painel serão a diretora geral da World Nuclear Association (WNA), Sama Bilbão & Léon; a CEO da Nuclear Energy Institute, (NEI), Maria Korsnick; e a tecnologista do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Clédola Tello. O debate também contará com a participação do secretário de coordenação de sistemas do GSI, contra-almirante André Macedo; e o gerente de comunicação da Eletronuclear, Marco Antonio Alves. A moderação ficará a cargo do diretor-executivo da FGV Energia, Carlos Quintella.

silvia-anjos

Diretora da Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo (ABGP), Sylvia Anjos

Encerrando o dia, a partir das 16h30, o painel “O mar e a Tecnologia Nuclear” abordará temas como o uso da tecnologia nuclear na indústria do petróleo, a propulsão nuclear e as perspectivas em pesquisa e desenvolvimento para geração nuclear submarina. Os palestrantes serão a diretora da Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo (ABGP), Sylvia Anjos; o consultor da diretoria de desenvolvimento nuclear da Marinha, Renato Cotta; e o diretor de construção naval e unidades flutuantes de energia da Atomenergomash, Vladimir Aptekarev. A moderação será feita pelo Assessor Especial do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Laércio Vinhas.

Compartilhar: WhatsApp

Fonte: Petro Notícias

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX