
A maior tuneladora em operação na América Latina, batizada de Cora Coralina pelos paulistas, chegou nesta segunda-feira (17) ao poço de ventilação Madrid, conectando mais um trecho da construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô. Nesse percurso foram escavados cerca de 500 metros, com 53mil m³ de terra e 333 anéis de concreto instalados desde a Estação Santa Clara, onde a tuneladora iniciou a etapa em 2 de janeiro.
Com a chegada no VSE Madrid, a próxima ação consiste em arrastar a máquina para a parede oposta do poço, onde a escavação será retomada com destino à futura estação Orfanato e, posteriormente, o poço Falchi Gianini – último destino da tuneladora. Ao chegar no último poço, que está localizado pouco antes da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde (já em operação), o tatuzão marcará a conclusão de um trajeto de 4,5 km de extensão, com 3,7 km de túneis construídos (os demais 800 metros compreendem as estações e poços).
Fonte: Agência SP