
A Anvisa fechou oito clínicas de estética em várias cidades brasileiras após encontrar irregularidades graves.
As inspeções ocorreram em Belo Horizonte (3 estabelecimentos), Brasília (1), Goiânia (1) e São Paulo (3), incluindo cidades como Barueri e Osasco.
No total, 31 estabelecimentos foram vistoriados, sendo que apenas um em Goiânia estava em conformidade.
Segundo a Anvisa, os problemas encontrados incluem falta de procedimentos de segurança para pacientes, ausência de prontuários, falhas no gerenciamento de resíduos, limpeza e esterilização inadequadas, e condições precárias como falta de pias e álcool gel.
"Foram detectados diversos problemas relacionados à ausência de boas práticas no funcionamento dos serviços em todos os estados, como: falta de procedimentos e protocolos para a segurança do paciente, ausência de prontuário (o que dificulta a investigação em caso de evento adverso), falta de plano de gerenciamento de resíduos, falhas na limpeza e esterilização de equipamentos e condições inadequadas, como a ausência de pias e dispensadores de álcool para a higiene das mãos." concluiu a Anvisa.
A Anvisa também encontrou descarte incorreto de seringas, produtos vencidos, uso de cosméticos injetáveis proibidos, mofo e infiltração em algumas unidades.
A agência não divulgou os nomes das clínicas fechadas, mas informou que as vistorias foram motivadas por denúncias e pela grande quantidade de publicidade dessas marcas nas mídias.
A operação "Estética com Segurança" ocorreu em parceria com órgãos estaduais e municipais e incluiu também a fiscalização de fornecedores de dispositivos médicos no Sul e Centro-Oeste.
A Anvisa disponibiliza orientações sobre tratamentos estéticos seguros em seu site.
Para aqueles que buscam tratamentos estéticos, a recomendação é sempre verificar a reputação e a segurança dos estabelecimentos, buscando referências e informações sobre as práticas de higiene e segurança adotadas antes de realizar qualquer procedimento.
Fonte: infomoney