MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

Brasil registra mais de 500 mil mortos por covid-19

Por Neder Guedes em 19/06/2021 às 22:34:04

Boletim Covid 19- 19.06.2021 - Divulga√ß√£o/Ministério da Sa√ļde

Repercuss√£o

Mais cedo, o ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga divulgou, via redes sociais, uma nota na qual lamenta o n√ļmero. "500 mil vidas perdidas pela pandemia que afeta o nosso Brasil e todo o mundo. Trabalho incansavelmente para vacinar todos os brasileiros no menor tempo poss√≠vel e mudar esse cen√°rio que nos assola h√° mais de um ano", disse.

Também lamentaram a supera√ß√£o da marca de 500 mil mortes o Conselho Nacional de Secret√°rios de Sa√ļde (Conass) – que ressaltou que do meio milh√£o de mortes, 300 mil ocorreram apenas nos √ļltimos cinco meses – e a organiza√ß√£o humanit√°ria Médicos Sem Fronteiras.

"Somos o segundo pa√≠s em n√ļmeros de óbitos di√°rios. Estamos atr√°s apenas da √ćndia com seus 1,3 bilh√£o de habitantes. Dados reunidos pela Universidade de Pelotas também n√£o deixam d√ļvidas. O Brasil, com 2,7% da popula√ß√£o mundial, detém 12,8% dos óbitos por covid-19 no mundo. Enquanto a propor√ß√£o de mortes por covid-19 no mundo é de 488 por milh√£o de habitantes, aqui é de 2.293", disse, em nota, o Conass.

"Temos, portanto, duas crises: a do v√≠rus e a da ignor√Ęncia. Essa perigosa combina√ß√£o exp√Ķe mais pessoas ao risco de cont√°gio e dificulta ainda mais as estratégias de preven√ß√£o da doen√ßa". "Sofremos com a alta ocupa√ß√£o de leitos de UTI e com a escassez de medicamentos para intuba√ß√£o, o que aumenta ainda mais a press√£o sobre os trabalhadores de sa√ļde", complementa a nota ao ressaltar que o n√ļmero de casos novos voltou a crescer.

Em carta aberta, o Médicos Sem Fronteiras disse condenar "com indigna√ß√£o" o que chamou de "descaso" à emerg√™ncia sanit√°ria no Brasil. Segundo a entidade, o pa√≠s "vive em um estado de luto permanente". A organiza√ß√£o destaca que estudos previam os impactos que a pandemia teria sobre o sistema de sa√ļde e que esta atingiria, de maneira "mais cruel", as popula√ß√Ķes negra e ind√≠gena, migrantes e refugiados.

"Como organiza√ß√£o médica, é nossa obriga√ß√£o esclarecer que muitas dessas mortes poderiam ser evit√°veis. A insistente recusa em colocar em pr√°tica medidas de sa√ļde p√ļblica baseadas em evid√™ncias cient√≠ficas, como o distanciamento social e o uso de m√°scara, mesmo para quem j√° foi vacinado ou teve a doen√ßa, segue resultando na morte prematura de muitas pessoas e aumentando o risco do surgimento de novas variantes", diz a carta do Médicos Sem Fronteiras.

Vacinação

De acordo com dados do Ministério da Sa√ļde, até o momento foram enviadas a estados e munic√≠pios 115,135 milh√Ķes de doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, foram aplicadas 85, 390 milh√Ķes de doses, sendo 61,270 milh√Ķes da primeira dose e 24,120 milh√Ķes da segunda dose.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX