MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

Coordenador operacional da Copa América diz que protocolos sanitários atendem exigências

Por Comunica AM em 12/06/2021 às 23:57:23

O coordenador operacional da Copa América, André Pedrinelli, disse que os protocolos sanitários do campeonato atendem ao Ministério da Saúde, Estados e municípios — mas que são restritos aos jogadores e participantes do evento. Ele esteve na comissão da Câmara dos Deputados que discutiu os impactos da competição na pandemia da Covid-19. Pedrinelli, que faz parte do corpo médico da CBF, disse que o protocolo elaborado teve o apoio das autoridades. "Toda nossa regulamentação foi feita de acordo com a regulamentação existente da Conmebol junto com a recomendação operacional que a CBF, já pelo segundo ano, tem aprovado pelo Ministério da Saúde, respondendo todos os critérios do Ministério da Saúde e dos secretários de Saúde de todos os Estados pertinentes, assim como de secretários municipais. Temos a concordâncias dos nossos protocolos com todos os entes federativos envolvidos na realização da Copa América."

No entanto, alguns médicos presentes na comissão criticaram a realização do campeonato em meio a pandemia. A pesquisadora aposentada da Fiocruz Cláudia Travassos disse que "não faz sentido" o país sediar o evento. "Precisamos de um SUS fortalecido e do enfrentamento da pandemia. E não de uma Copa América. Para salvarmos vidas e diminuirmos o sofrimento da população brasileira por conta de uma pandemia cujo enfrentamento vem sendo negligenciado." O médico Unaí Tupinambás falou da possibilidade de aglomerações nos bares durante os jogos. "Vai encher de pessoas aqui e pessoas gritando, bebendo. Um ambiente propicio para disseminação de vírus respiratório. É uma tragédia humanitária, ética inaceitável."

Várias medidas sanitárias foram impostas para tentar evitar a alta de contágios da Covid-19. As dez delegações que participarão do torneio usarão sempre voos fretados e não viajarão em aviões e ônibus comerciais. Os atletas e comissões técnicas ficarão isolados em hotéis pré-selecionados, em quartos individuais. Eles só poderão sair para os jogos, treinos ou atendimento médico e farão as refeições em uma área privativa André Pedrinelli disse que a vacinação das delegações não é obrigatória, mas oito das dez seleções já imunizaram seus profissionais. "Das dez equipes que virão ao Brasil, oito já se encontram vacinadas. E todo o sataff da Conmebol também. Boa parte dos oficiais médicos também estão, porque aqui no Brasil eram grupo prioritário." As cidades-sedes da Copa América são Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia e Cuiabá. O evento começa amanhã e o primeiro confronto será entre Brasil e Venezuela no Estádio Mané Garrincha.

*Com informações da repórter Camila Yunes

Fonte: JP

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX