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Cartilha orienta gestores em a√ß√Ķes de enfrentamento à exclus√£o escolar

Por Comunica AM em 04/06/2021 às 11:11:46

Entidades elaboraram a cartilha "Todos na Escola – A√ß√Ķes para promover a (re)inser√ß√£o e a perman√™ncia de crian√ßas e adolescentes no ambiente escolar", com o objetivo de orientar os gestores p√ļblicos no planejamento das estratégias de enfrentamento da exclus√£o escolar, deixando-as mais estruturadas e resolutivas, além de refor√ßar a import√Ęncia da implementa√ß√£o da busca ativa escolar de estudantes em todo o pa√≠s.

A cartilha é uma realiza√ß√£o do Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comit√™ Técnico da Educa√ß√£o (CTE-IRB), do Fundo das Na√ß√Ķes Unidas para a Inf√Ęncia (UNICEF) e da Uni√£o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa√ß√£o (Undime), em parceria com o Conselho Nacional do Ministério P√ļblico (CNMP) e a Associa√ß√£o dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Segundo o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, as diretrizes gerais contidas na publica√ß√£o podem ser adaptadas de acordo com as especificidades locais dos munic√≠pios. "O levantamento sobre a estrutura institucional dispon√≠vel no território, a defini√ß√£o da atribui√ß√£o de cada agente da rede de prote√ß√£o e a interlocu√ß√£o entre os diversos atores intersetoriais s√£o algumas das quest√Ķes trazidas pela publica√ß√£o e que s√£o fundamentais para planejar a√ß√Ķes nessa √°rea", disse.

Dividida em 13 cap√≠tulos, a cartilha orienta sobre a ades√£o à estratégia de Busca Ativa Escolar (BAE), a necessidade de a√ß√Ķes intersetoriais, o papel de cada profissional no processo de busca dos estudantes e a elabora√ß√£o de diagnósticos e de planos de a√ß√£o, entre outros.

A publica√ß√£o traz os principais objetivos da busca ativa escolar, que incluem identificar crian√ßas e adolescentes fora da escola ou em risco de evas√£o, possibilidade de encaminhamento adequado para rede de prote√ß√£o, promover trabalho intersetorial dos agentes p√ļblicos no combate à exclus√£o escolar, além de apresentar estratégias e guias que podem ser utilizados como base de trabalho.

"A pandemia agravou ainda mais as desigualdades. Em novembro de 2020, mais de 5 milh√Ķes de crian√ßas e adolescentes n√£o tiveram acesso à educa√ß√£o no Brasil, afetando principalmente aquelas dos anos iniciais do ensino fundamental. Por isso, é essencial continuar com os esfor√ßos de busca ativa, indo atr√°s de cada menino e menina que se encontra fora da escola, para traz√™-los de volta e garantir que possam seguir estudando", avaliou √ćtalo Dutra, chefe de Educa√ß√£o do UNICEF no Brasil.

Fonte: Agência Brasil

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