MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Olhar Especial 01 728
CEP 3

Rio: hospital universitário ganha centro de reabilitação pós-covid-19

Por Comunica AM em 02/06/2021 às 01:31:34

O Hospital Universit√°rio Pedro Ernesto (Hupe), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ganhou um centro de reabilita√ß√£o multidisciplinar pós-covid-19, que atender√°, por semana, a cerca de 300 pacientes. Inicialmente, ser√£o atendidos 50 pacientes por semana.

Segundo o coordenador de Assist√™ncia Médica do hospital, Rui de Teófilo e Figueiredo Filho, o centro foi criado para atender à demanda de pacientes que permanecem com alguns sintomas após a recupera√ß√£o inicial da doen√ßa, o que é bem comum de acontecer. A Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) estima que em torno de 10% dos pacientes apresentam, em algum momento, sintomatologia crônica após a recupera√ß√£o inicial do quadro de infec√ß√£o.

"E o que a gente v√™ na pr√°tica é que, quando s√£o considerados só os pacientes que ficam mais tempo em unidade intensiva ou que ficam intubados por longo per√≠odo, essa estat√≠stica cresce ainda mais", afirmou o médico. Para o governador fluminense, Cl√°udio Castro, o tratamento das pessoas impactadas com sequelas da covid-19 é "mais um desafio de sa√ļde p√ļblica". O centro tem a miss√£o de atender melhor a popula√ß√£o. "Estamos aprendendo com a pandemia e adequando os servi√ßos", afirmou Castro.

O centro de reabilita√ß√£o do Hupe vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe re√ļne cl√≠nicos, pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, assistente social, psicólogos, entre outros profissionais. Rui Figueiredo Filho informou que a marca√ß√£o é feita por meio do Sistema de Regula√ß√£o. "Os pacientes s√£o encaminhados de diversas partes do estado. N√£o é um ambulatório exclusivo para pacientes do Hospital Universit√°rio Pedro Ernesto. Na verdade, esses pacientes v√™m naturalmente, pelo Sistema de Regula√ß√£o".

Segundo o médico, é comum observar, nos pacientes que ficam muito tempo intubados quadros de desnutri√ß√£o severa, de redu√ß√£o da massa e da for√ßa muscular, dist√ļrbios neurológicos e cognitivos, dist√ļrbios de memória e, eventualmente feridas crônicas na regi√£o do sacro e do cóccix e nos tornozelos. "S√£o v√°rias as demandas que podem ocorrer após a recupera√ß√£o inicial do quadro infeccioso", disse Figueiredo Filho.

Atividades de pesquisa

O fato de estar inserido em um complexo universit√°rio permite também a realiza√ß√£o de atividades cient√≠ficas. O grupo que vai trabalhar no centro de reabilita√ß√£o far√° coleta de dados e produ√ß√£o de conhecimento. Por ser uma doen√ßa nova, ainda n√£o se sabe quais s√£o seus efeitos no longo prazo, destacou o médico. "Além da parte assistencial, esperamos poder responder a uma série de perguntas relacionadas à evolu√ß√£o da sindrome pós-covid", disse Figueiredo Filho. Outra meta é dar os melhores tratamentos para esses doentes, acrescentou.

O novo centro tem como objetivo reintroduzir os pacientes nas suas atividades do dia a dia no menor tempo poss√≠vel. Todos os pacientes passar√£o por uma triagem da enfermagem, seguida de consulta com cl√≠nico geral, avalia√ß√£o de fisioterapia motora e respiratória e conversa com assistente social. Após esse primeiro atendimento, os pacientes ser√£o encaminhados, se necess√°rio, para consultas com especialistas.

O diretor do Hupe, Ronaldo Dami√£o, disse que s√£o considerados com s√≠ndrome pós-covid os pacientes que continuam com sintomas respiratórios ou problemas de ansiedade e depress√£o depois de tr√™s meses da fase aguda da doen√ßa. Ele informou que, no Brasil, os pacientes que ficaram com sequelas graves seriam mais de 1,6 milh√£o de pessoas, das quais cerca de 85 mil somente no território fluminense, sendo 35 mil na capital do estado.

Uma ex-paciente do Hupe, Jesica Santos, de 34 anos, gr√°vida de 36 semanas, passou dez dias internada com covid-19 e agora voltou a buscar atendimento para v√°rios desconfortos. O caso de Jesica, que perdeu tios e primos para a doen√ßa, est√° sendo investigado porque, segundo os pesquisadores, é preciso diferenciar as sequelas do ataque direto do coronav√≠rus daquelas decorrentes da inflama√ß√£o generalizada.

Para o secret√°rio de Estado de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o, Dr. Serginho, a unidade poder√° servir de refer√™ncia no tratamento pós-covid-19 para outros locais.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX
CEP 4
ATTOS 4