MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

Botucatu inicia neste domingo vacinação em massa da população adulta

Por Comunica AM em 16/05/2021 às 13:50:09

Toda a popula√ß√£o adulta de Botucatu, no interior paulista, vai ser vacinada hoje (16) contra a covid-19 como parte de um estudo da vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Botucatu tem cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil s√£o maiores de 18 anos. Como parte dessa popula√ß√£o j√° foi vacinada contra a covid-19, a expectativa é imunizar agora 80 mil pessoas com idade entre 18 e 60 anos.

Segundo o cronograma da prefeitura, a partir das 8h deste domingo, recebe a vacina o grupo que est√° na faixa de 51 a 60 anos de idade. Às 10h30, come√ßa a vacina√ß√£o de pessoas com idade entre 41 e 50 anos; às 13h, a dos que t√™m de 31 a 40 anos e, por fim, às 15h30, a do grupo com idade entre 18 e 30 anos.

A vacina√ß√£o em massa tem apoio da Justi√ßa Eleitoral, da regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Botucatu e do Ministério P√ļblico e ser√° exclusiva para os moradores da cidade.

De acordo com a prefeitura, os que est√£o na faixa acima de 60 anos n√£o foram inclu√≠dos no estudo porque j√° est√£o vacinados pelo Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI). Os menores de 18 anos ainda n√£o ser√£o ainda vacinados porque, até o momento, n√£o houve estudos sobre a aplica√ß√£o do imunizante da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz nesse p√ļblico.

As gestantes também n√£o ser√£o vacinadas, seguindo orienta√ß√£o da Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa), que n√£o recomenda a aplica√ß√£o do imunizante nesse grupo.

Cadastramento

Para tomar a vacina, os moradores de Botucatu precisam estar cadastrados no site vacinaja.sp.gov.br. As pessoas precisam levar aos locais de vacina√ß√£o comprovante de endere√ßo recente em seu nome, t√≠tulo eleitoral e documento com foto. Eleitores da cidade poder√£o ser vacinados em suas próprias zonas eleitorais.

A prefeitura informa que n√£o ser√£o aceitos documentos impressos da internet. Cônjuges poder√£o apresentar comprovante de endere√ßo conjunto, desde que acompanhado de certid√£o de casamento original, ou contrato de uni√£o est√°vel original, ou declara√ß√£o de acordo. Filhos também poder√£o apresentar comprovante de endere√ßo dos pais, desde que comprovem a filia√ß√£o com documento oficial.

As pessoas que tomaram a vacina da gripe (H1N1) em período inferior a 15 dias da data da imunização em massa, ou que tiveram covid-19 no prazo de 30 dias antes da vacinação, não deverão se apresentar hoje para receber a dose da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

Segundo a prefeitura, nesses casos, a pessoa deve se cadastrar no vacinaja.sp.gov.br e no site botucatu.sp.gov.br, entrando no banner da vacinação em massa e preenchendo o cadastro. Esse grupo deverá ser vacinado entre os dias 18 e 22 de maio.

O estudo

De acordo com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), uma das institui√ß√Ķes respons√°veis pelos testes com essa vacina em Botucatu, o estudo cl√≠nico vai atingir toda a popula√ß√£o da cidade acima de 18 anos que ainda n√£o foi vacinada. Além da Unesp, participam do estudo a Universidade de Oxford, no Reino Unido, a Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), o laboratório AstraZeneca, a Universidade Federal de S√£o Paulo (Unifesp), a prefeitura de Botucatu, o Ministério da Sa√ļde e a Funda√ß√£o Bill e Melinda Gates.

A vacina ser√° doada pelo Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI) e aplicada em duas doses, com intervalo de tr√™s meses entre a primeira e a segunda.

O estudo pretende investigar a efetividade do imunizante, ou seja, dar a real dimens√£o de como este pode impactar na redu√ß√£o do n√ļmero de casos, interna√ß√Ķes e mortes por covid-19. Estudo semelhante j√° est√° em andamento na cidade de Serrana, também no interior paulista, mas com a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e a farmac√™utica chinesa Sinovac. Os resultados desse estudo ainda n√£o foram divulgados.

De acordo com o Ministério da Sa√ļde, o estudo pretende ainda fazer a testagem em massa da popula√ß√£o e o sequenciamento genético da covid-19 entre os casos positivos. Por isso, ser√° poss√≠vel descobrir a efetividade do imunizante contra as variantes do novo coronav√≠rus que circulam na cidade.

O estudo terá duração estimada de oito meses, o que inclui a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX