MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

Queiroga diz que ministério estuda campanha de testagem contra covid

Por Comunica AM em 16/05/2021 às 13:45:15

O ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga, informou neste domingo (16) que est√° em estudo na pasta uma ampla campanha de testagem da popula√ß√£o brasileira para o novo coronav√≠rus, causador da covid-19. A declara√ß√£o foi dada em Botucatu, no interior paulista. O munic√≠pio come√ßou a vacinar hoje toda a popula√ß√£o entre 18 e 60 anos contra a covid-19, em uma iniciativa que faz parte de estudo inédito sobre a efic√°cia do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca e a Funada√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Sobre a interrup√ß√£o na produ√ß√£o de vacinas contra o coronav√≠rus pelo Instituto Butantan pela falta do ingrediente farmac√™utico ativo (IFA), Queiroga ressaltou que a car√™ncia da matéria-prima é mundial. "É importante passar uma mensagem positiva para a sociedade brasileira, e n√£o essa cantilena de que est√° faltando [IFA]. O Brasil precisa de tranquilidade para superarmos juntos essa dificuldade sanit√°ria", disse.

Ainda sobre a dificuldade na aquisi√ß√£o de vacinas, o ministro lembrou que o Brasil faz parte do acordo Covax Facility, que alocou US$ 150 milh√Ķes para garantir a cobertura vacinal de 10% da sua popula√ß√£o. "A prova dessa dificuldade de doses é que mesmo a OMS [Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde] tem dificuldade de entregar as doses que se comprometeu conosco e nem por isso nós ficamos criticando a OMS."

Queiroga acrescentou que o Brasil tem um trabalho diuturno para ter mais vacinas. Ele disse que, nesse sentido, o pa√≠s é o quinto que mais distribui doses. "O Brasil est√° indo bem na campanha de vacina√ß√£o. Poderia ir melhor? Claro que sim, se tivéssemos mais doses", ressaltou.

Marcelo Queiroga destacou ainda que a curva epidemiológica brasileira em rela√ß√£o n√£o só a óbitos como interna√ß√Ķes hospitalares vem tendo queda e, por isso, incentivou outras medidas. "Nós precisamos, além da vacina√ß√£o, de incentivar as medidas n√£o farmacológicas, como uso de m√°scaras e distanciamento social."

O ministro destacou que o momento é de uni√£o e citou a√ß√Ķes do governo como o pagamento do aux√≠lio emergencial. "Vamos construir juntos um cen√°rio que permita resgatar a sa√ļde p√ļblica e devolver as condi√ß√Ķes econômicas no nosso pa√≠s", afirmou.

Pesquisa

O munic√≠pio de Botucatu tem cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil s√£o maiores de 18 anos. Pelo projeto de vacina√ß√£o em massa, todos esses receber√£o imuniza√ß√£o contra a covid-19, e os casos positivos na regi√£, ser√£o sequenciados. A expectativa é saber a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz contra todas as cepas que circulam na cidade.

Além da efetividade contra as variantes, o estudo servir√° para comparar o qu√£o eficiente foi a vacina√ß√£o em massa em rela√ß√£o aos demais munic√≠pios da regi√£o. Botucatu abriga uma unidade do Hospital das Cl√≠nicas da Universidade Estadual de S√£o Paulo (Unesp) e, por isso, tornou-se um polo de refer√™ncia na regi√£o.

O estudo terá duração estimada de oito meses. O período incluiu a aplicação das duas doses Рcom intervalo de 90 dias Рe o acompanhamento da população imunizada.


Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX