MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

Estação de medição da Cigás está apta para operação no projeto de exploração do gás natural em Silves

Por Comunica AM em 15/05/2021 às 20:14:42
FOTOS: Divulgação/Cigás

FOTOS: Divulgação/Cigás

A estação de medição da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) instalada em Silves (a 204 quilômetros a leste de Manaus) encontra-se apta a receber o gás natural (GN) produzido pela empresa Eneva. Com tecnologia de ponta, a infraestrutura integra o conjunto de investimentos realizados no projeto Azulão Jaguatirica II. Este é o primeiro projeto implantado na região Norte que vai garantir o fornecimento de gás natural originário de um estado, no caso o Amazonas, para a geração de energia elétrica em outra unidade da federação (Roraima).
Objeto de contrato de fornecimento celebrado entre a Cigás e as empresas Eneva e Azulão Geração de Energia, a estação de medição, que possui quase 10 toneladas e mede 20 metros de comprimento, tem capacidade para volume de mais de 1 milhão de m³/dia de gás natural. Por meio do projeto, o gás natural produzido no Campo de Azulão será liquefeito (GNL) e, em seguida, transportado em carretas até Boa Vista (RR), para abastecimento da Usina Termelétrica Jaguatirica II. O gás natural também será usado para autogeração de energia elétrica no próprio campo do Azulão.
Imediatamente após a liberação feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) à Eneva para a produção do gás natural no campo do Azulão, a Cigás deslocou equipe técnica para conclusão do teste de comissionamento na estação de medição com o próprio gás natural.
De acordo com o responsável pela Gerência Técnica de Engenharia da Companhia, Luiz Carlos Silva, todos os outros testes técnicos já haviam sido realizados; entretanto, era necessário o teste final com gás natural para averiguar a regularidade da estação em condição de operação dentro da normalidade, sendo que os resultados foram positivos.
A estação conta com moderno sistema de medição e de automação, o qual permite que todas as suas variáveis sejam monitoradas remotamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Companhia, em Manaus. O CCO receberá em tempo real informações de pressão, temperatura, vazão do gás, dentre outras. A tecnologia permitirá também o monitoramento de intrusão na área da estação por meio de câmeras e sensores nos portões.
A instalação da estação de medição compõe o conjunto de investimentos da Cigás para a expansão do mercado de gás natural no Amazonas. Até 2020, os investimentos da Companhia no estado do Amazonas alcançaram R$ 586 milhões, em valores corrigidos. A estimativa é que a Companhia atinja investimento global de R$ 786 milhões em 2025.


Fonte: Cigás

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX