Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Povos originários

Comandante Dan destaca povos originários como guardiões da Amazônia

O parlamentar irá transferir, ao longo do atual mandato, emendas impositivas no valor total de R$ 1 milhão para a Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas.

Imagem de destaque da notícia
Deputado Comandante Dan e Sinésio Trovão diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio.
O deputado Comandante Dan (Podemos) utilizou o dia 19 de abril, consagrado aos povos indígenas, para declarar que os legislativos, em todas as esferas de poder, precisam priorizar políticas públicas que alcancem e beneficiem o segmento. Na opinião do parlamentar, os indígenas são os "Guardiões da Floresta", os "Guardiões da Amazônia", delatando atividades em seus territórios e militando em favor de seus direitos e de preservação do meio ambiente.

"A conexão dos indígenas com a floresta é ancestral e insuperável, mas hoje eles estão expostos a uma série de vulnerabilidades, especialmente na Amazônia, tão cobiçada, precisamos protegê-los", disse Câmara. Estatísticas internacionais reportam que os povos originários, indígenas, quilombolas, e similares, manejam ao menos um quarto das terras do mundo – um número que provavelmente seria o dobro se incluíssemos territórios para os quais eles não detém posse legal.

"Fui o autor do requerimento indicativo que mudou o nome da Fundação Estadual do Indio para Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas, Lei 6.522, de 17 de outubro de 2023; também sou autor de ações que redundaram no termo de cooperação técnica nacional para que a Funai tivesse espaço nas unidades móveis do INSS, os PrevBarcos, e pudesse documentar os povos indígenas no interior do Amazonas, tudo feito entre nosso gabinete e o Ministério da Previdência", afirmou Dan Câmara.

O parlamentar irá transferir, ao longo do atual mandato, emendas impositivas no valor total de R$ 1 milhão para a Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas: "os povos originários estão estreita e diretamente relacionados à segurança e à ordem pública na Amazônia, eles precisam de prioridade na elaboração de políticas públicas".

Fonte: Aleam

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis