Linameg 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA

Representantes da Afeam e Sepror reúnem com produtores rurais em Rio Preto da Eva

O objetivo foi levantar as demandas deste público em um dos sete municípios com postos de atendimento da Afeam que pode demandar crédito durante todo o ano.

Por Portal Comunica AM em 10/02/2019 às 11:51:24

Representantes da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), estiveram reunidos, na manhã de sábado (9), com empresários, associações, produtores rurais e fruticultores do município de Rio Preto da Eva. O objetivo foi levantar as demandas deste público em um dos sete municípios com postos de atendimento da Afeam que pode demandar crédito durante todo o ano.


Marcos Vinicius Castro, representante do acionista majoritário da Afeam, anunciou que o orçamento disponível para financiamentos em Rio Preto da Eva aumentou cerca de 120% em 2019. "Esse ano, a dotação orçamentária para o município é de R$ 900 mil, podendo ter flexibilização nesse valor. Estamos aqui para estreitar laços e contribuir com o desenvolvimento do Amazonas", disse ele.


Para Petrúcio Magalhães Júnior, secretário da Sepror, um dos grandes desafios para o novo governo é o fortalecimento do setor primário. "O desafio é implementar ações de diversificação da matriz econômica do Estado e não mais ficar dependentes apenas do modelo Zona Franca. O setor primário tem muito a contribuir", afirmou.


Em entrevista a uma rádio local, Marcos Vinicius destacou a parceria da Afeam com instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), que promove qualificação aos clientes do setor secundário e terciário da Agência, e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que participa de todo o processo de seleção das pessoas que desejam ter acesso a um financiamento do setor primário.


O presidente da Faea, Muni Lourenço, também disse estar atento às dificuldades dos produtores e que está buscando mais parcerias para fortalecer o sistema. "Nosso objetivo é ser um facilitador entre o produtor rural e as instituições financeiras. Nesse desafio de interiorização do desenvolvimento não podemos abrir mão de nenhum produtor rural, que é honesto e muitas das vezes fica inadimplente por motivos alheios à sua vontade", pontuou ele.


*Ação itinerante de crédito* - A Afeam, em parceria com o Idam e o Sebrae-AM, inicia as ações de crédito no interior do Estado na próxima segunda-feira, dia 11. Os primeiros municípios atendidos serão os da Calha do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa. Os clientes do setor rural devem procurar as unidades locais do Idam. 



O presidente da Fieam em exercício, Nelson Azevedo disse que iniciativa do governo do Estado em fazer aproximação com os municípios é ótima e conta com apoio da Federação das Indústrias, Federação do Comércio e Federação da Agricultura que é a principal articuladora do evento. "Eu vejo com positividade e acredito que todos unidos, fazendo sua parte da melhor maneira para juntos alcançarmos os objetivos traçados e trazer o crescimento e desenvolvimento deles próprios". 


O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa ficou satisfeito com iniciativa da Sepror e da Faea em ouvir os produtores. "Eu vejo que foi uma grande decisão feita pelo secretário Petrúcio juntamente com o Muni Lourenço, em trazer essa reunião para o interior. Rio Preto vai estar sempre de portas abertas para fazer com ques estas reuniões se tornem rotina para a vida dos produtores e se torne a oportunidades de elaborar novos projetos para o desenvolvimento do setor primário".


O crescimento das potencialidades econômicas no município requer gestão aprimorada, profissionalização e transformando os agricultores em empreendedores. Para ajudar nesse crescimento, a Caravana Sebrae Atende / Comitê Cidadão vai levar empreendedorismo para Rio Preto Eva. 

O Conselheiro do Comitê Cidadão, Stanley Braga, disse que a Caravana Sebrae Atende / Comitê Cidadão vai promover a ambiência empreendedora. "A Caravana Sebrae Atende com vários cursos de empreendedorismo, promovendo a ambiência empreendedora. Agradeço ao nosso presidente, Muni Lourenço, que não tem medido esforços para que o Sebrae chegue aos quatro cantos do Amazonas. A ação do Sabrae com o Comitê Cidadão é inédito. Parabéns presidente Muni, Secretário Petrúcio. Estamos juntos para promover o crescimento do nosso Amazonas".


Fonte e foto: Afeam / PGM Interligados

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL