MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

Parceria entre Sejusc e Fametro viabiliza bolsas integrais a jovens que cumpriram medidas socioeducativas

Jovens fazem parte do programa #Conectados do Governo do Amazonas

Por Comunica AM em 18/04/2021 às 15:01:55

Dois jovens que saíram do sistema socioeducativo do Amazonas, participantes do programa #Conectados, ir√£o cursar o Ensino Superior, tendo bolsas integrais, por meio de uma articula√ß√£o da Secretaria de Justi√ßa, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), junto com o Centro Universit√°rio Fametro. O programa visa capacitar adolescentes que cumpriram medidas nas unidades do estado e promover a ressocializa√ß√£o.

Os dois vão ingressar em curso da área de Ciências Exatas. Segundo a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, o Governo do Amazonas proporciona mecanismos para que os socioeducandos tenham um ensino de excelência dentro dos centros socioeducativos do estado.

"Esses jovens cumpriram as medidas de interna√ß√£o e est√£o construindo uma nova vida. Desempenhamos o que é estabelecido nos pilares do Estatuto da Crian√ßa e do Adolescente (ECA), sendo um deles a ressocializa√ß√£o. Nós agradecemos por essa parceria com a Fametro que est√° fazendo a diferen√ßa", disse a gestora.

A secret√°ria executiva de Direitos da Crian√ßa e Adolescente da Sejusc, Edmara Castro, explicou que a parceria com a Fametro é muito importante porque a institui√ß√£o educacional est√° propiciando educa√ß√£o de nível superior para jovens carentes, além de cumprir o papel social perante a popula√ß√£o.

"Sabemos que muitos jovens n√£o ingressam no ensino superior por falta de oportunidades e, principalmente, por falta de recursos. Por ser uma faculdade privada, a Fametro est√° abrindo as portas para que esses jovens, em situa√ß√£o de vulnerabilidade, tenham acesso à gradua√ß√£o de nível superior. O projeto #Conectados é voltado ao adolescente após cumprimento de medida socioeducativa. E alguns dos objetivos do programa s√£o buscar a profissionaliza√ß√£o, o emprego e a educa√ß√£o para eles", detalhou Edmara.

Oportunidade – A reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, destacou que é uma honra para a institui√ß√£o colaborar para que a educa√ß√£o possa ser de fato um vetor de transforma√ß√£o.

"Para nós, da Fametro, é sempre um prazer enorme poder colaborar para que a educa√ß√£o possa mudar a vida daqueles que se encontram em alguma situa√ß√£o de vulnerabilidade ou mesmo de necessidade. Sempre atenderemos com muita alegria projetos como esse da Sejusc. N√£o é uma doa√ß√£o, é uma forma de contribuir para que a gente tenha realmente pessoas transformadas e que transformem o mundo em que vivemos", frisou a reitora.

Universit√°rio – Pedro* (nome fictício) contou que a entrada no sistema socioeducativo foi difícil, mas, com apoio da equipe técnica, composta por profissionais como assistentes sociais e psicólogos, conseguiu terminar o Ensino Médio.

"Fizemos Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiramos notas bem razo√°veis e, quando saímos, continuaram nos acompanhando. H√° alguns dias falaram que conseguiram bolsas de 100% na Fametro. Esse sentimento é único, n√£o tem como explicar. Vamos estudar, nos esfor√ßar e nos empenhar. Queremos retribuir tudo o que fizeram por nós, todo o esfor√ßo deles", afirmou o jovem, após realizar a matrícula.

A coordenadora do programa #Conectados, Jucimara Bernardes, explicou que a iniciativa busca parcerias com órg√£os públicos e empresas privadas. Assim foi o percurso até a Fametro. "Todo esse trabalho rendeu v√°rias reuni√Ķes, conversamos bastante e viram que realmente oportunizamos, dentro dos centros, uma educa√ß√£o de qualidade para os adolescentes", afirmou.

Saiba mais – A Sejusc coordena cinco centros socioeducativos no Amazonas: Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa, Semiliberdade Masculino, Centro de Interna√ß√£o Feminina e Unidade de Interna√ß√£o Provisória Masculino. Todas as unidades ficam situadas em Manaus.

*O nome do jovem foi alterado para preservar a sua conforme o estabelecido pelo ECA.

Fonte: Sejusc

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX