MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

"Estão matando Navalny na prisão", alertam amigos e médicos do opositor russo

Por Portal Comunica AM em 18/04/2021 às 14:10:59

No último 31 de março, Navalny, de 44 anos, entrou em greve de fome, exigindo tratamento adequado para sua dor nas costas e dormência nas mãos e nas pernas. “Tenho direito de ser examinado por um médico e receber medicamentos. Não me dão acesso a nenhuma dessas duas opções”, escreveu Navalny em sua conta no Instagram.

As autoridades russas afirmaram na semana passada que ele foi tratado depois de desenvolver uma infecção pulmonar.

UE e EUA preocupados com Navalny

Os chanceleres da União Europeia (UE) vão analisar na segunda-feira (19) o caso do opositor russo, informou o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, neste domingo (18). “Os ministros das Relações Exteriores da UE vão discutir a situação de Navalny”, disse Maas ao jornal alemão Bild.

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, afirmou neste domingo que o governo está “extremamente preocupado” com o estado de saúde do advogado. “Desejo que sejam tomadas medidas para garantir a integridade física de Navalny, mas também sua libertação” Para ele, “há uma enorme responsabilidade do presidente Putin” no caso.

Os Estados Unidos também marcaram sua posição em defesa do opositor russo. O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, advertiu neste domingo que a Rússia enfrentará “consequências”, em caso de morte de Navalny.

No sábado (17), o presidente americano, Joe Biden, mencionou o “envenenamento e depois a greve de fome” do opositor russo. Para o chefe da Casa Branca, a situação é “totalmente injusta”.

Envenenamento em 2020

Alexei Navalny é advogado de formação e ficou célebre no mundo inteiro por sua coragem de liderar campanhas anticorrupção contra altos funcionários russos e por suas críticas abertas a Putin. Em agosto do ano passado, ele sobreviveu a um envenenamento que o deixou em coma. O opositor acusou o Kremlin e os serviços de segurança russos de serem os responsáveis, o que Moscou sempre negou.

Na época, Navalny chegou a ser hospitalizado na Rússia, mas foi transferido a Berlim, onde se tratou durante vários meses. Ao voltar para a Rússia, em janeiro deste ano, ele foi detido sob alegação de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa em 2014.

Depois de um controverso julgamento, ele foi condenado em fevereiro a dois anos e meio de prisão por um caso de fraude e malversação de fundos que data de 2014. Ele e seus partidários denunciam a sentença, alegando que seria fruto de um julgamento político contra ele.

O advogado é mantido em uma colônia penal, em Pokrov, a cerca de 100 km ao leste de Moscou.

Fonte: Gazeta Brasil

Tags:   MundoNavalny
Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX