MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal

Parlamento Estadual promove sua 1ª Semana de Saúde com programação online

Por Portal Comunica AM em 07/04/2021 às 17:57:53

 

Com o intuito de debater temas relacionados à saúde dos servidores públicos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e da sociedade em geral, o Parlamento Estadual promove, até sexta-feira (9), a I Semana de Saúde da Aleam. O evento, que teve início nessa quarta-feira (7), prossegue, nesta quinta-feira (8), com a palestra “Consequências da pandemia na saúde mental: entendendo as causas para prevenir”, com o psicólogo Fernando Júnior. Os eventos da Semana são gratuitos e transmitidos pelas mídias digitais da Aleam (Instagram, Facebook e Youtube).

Segundo a diretora da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, Geanne Valente, o objetivo da semana da saúde é estimular a criação e a implantação de políticas públicas voltadas para o bem-estar da sociedade amazonense, principalmente no que se refere ao cenário da pandemia e pós-covid. “Esse evento faz parte de um projeto multidisciplinar da Escola do Legislativo e demais diretorias parceiras, com o apoio do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade. Nosso objetivo é disseminar conhecimento para que todos possam passar por este momento de pandemia da melhor maneira possível, focando na gestão das emoções”.

Também participando da abertura do evento, o diretor do Centro de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade, lembrou que além dos desafios de manter a saúde física e mental durante a pandemia, há ainda os aspectos econômico e político, que assolam a vida de todos os brasileiros. “O trabalho da diretoria de Saúde da Aleam tem sido no sentido de amenizar esses desafios, que são muitos, e oferecer o máximo de qualidade de vida aos nossos servidores durante a pandemia, principalmente oferecendo suporte para os servidores idosos. A Assembleia se estruturou e se preparou para o envelhecimento destes servidores, e estamos aqui para ajudá-los a passar por mais esta pandemia”.

Jandira Assunção de Moura, diretora de Serviço Social da Aleam, ressaltou que a parceria com a Escola do Legislativo e o Centro de Saúde da Assembleia Legislativa vem para unir forças e proporcionar conhecimento para a sociedade amazonense. “Acredito que será uma semana produtiva, em que traremos importantes temas que nos ajudarão a atravessar essa pandemia com o mínimo de qualidade de vida possível”.

 

Envelhecimento saudável na pandemia

 

Abrindo a palestra magna do evento, na terça-feira, a biomédica Verônica Farina Azzolin, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Gerontologia Biomédica da Funati, falou sobre a pandemia de Covid-19 e o desafio do envelhecimento saudável. Verônica fez um paralelo e entre as últimas infecções respiratórias que surgiram nos últimos anos, e sobre as descobertas e decepções que envolvem o tratamento do novo coronavírus.

“Entre descobertas, decepções e informações que temos sobre a Covid-19, o que podemos afirmar é que as vacinas são a grande solução que podemos ter neste momento, e que infelizmente os idosos fazem parte dos grupos de risco para formas mais graves da doença, uma vez que o envelhecimento natural leva a alterações do sistema imunológico. Nessa idade tendemos a ter o acúmulo de doenças; e também apresentamos quadros de desnutrição e falta de atividade física”, explicou a palestrante.

A biomédica comentou que um grupo de pesquisadores da cidade de Nova York divulgou um estudo indicando que “a solidão e o isolamento social podem aumentar o risco de doenças cardíacas em 29% e o de acidentes vasculares em até 32%”.

Como forma de prevenção e de minimizar estes impactos, Verônica Azzolin indicou o uso da tecnologia para que o idoso possa realizar atividades prazerosas e que o conecte com parentes e amigos. Ela também chamou atenção para a prática de atividades físicas, como uma simples caminhada ao ar livre, e a alimentação saudável, principalmente durante a pandemia.

Saúde e espiritualidade

 

A segunda palestra da tarde foi proferida pela doutora em gerontologia biomédica, Maria Heloísa Cauduro, que falou sobre a promoção e a prevenção da saúde em geral.

“É importante conscientizarmos a população sobre qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. E o que é a saúde? É um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”, ressaltou Maria Heloísa.

A palestrante disse que hoje a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a "saúde" possui uma abrangência maior, passando por aspectos sociais, ocupacionais, intelectuais, emocionais e espirituais.

Em relação ao aspecto espiritual, a biomédica comentou sobre estudos que demonstram uma relação significativa entre religião e espiritualidade na melhora da saúde. “Percebemos que a religião pode fornecer alguns benefícios para a saúde mental, e entre eles estão uma atitude positiva e promissora sobre a vida e a doença; uma sensação de sentido e propósito na vida que afeta diretamente no comportamento; e uma maior capacidade para lidar com a doença e a incapacidade”, disse a palestrante.

 

Próximas palestras

 

A I Semana de Saúde da Aleam retorna nesta quinta-feira e será encerrada na sexta-feira com as seguintes palestras:

 

Dia 8 de abril – 14h:

 

Palestra “Consequências da pandemia na saúde mental: entendendo as causas para prevenir”, com o palestrante e psicólogo Fernando Júnior.

 

Dia 9 de Abril – 14h:

 

Palestra “Desafios do cuidado à saúde do idoso em tempos de pandemia”, com a palestrante e especialista em gerontologia e saúde do idoso, Úrsula Castro Lapa;

Palestra “Adaptação das Atividades Físicas no Isolamento Social: o bem estar do corpo”, com o palestrante e personal trainer, Alexsandre Pereira Barbosa.

 

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Giselle Campelo

Foto: Danilo Mello

 

 

 

Fonte: Aleam

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL