MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal

Anvisa alerta para riscos da automedicação

Por Comunica AM em 06/04/2021 às 09:51:50

A automedica√ß√£o, especialmente nesse momento de pandemia, tem preocupado autoridades sanit√°rias em todo o mundo. "É preciso que as pessoas se conscientizem dos riscos reais dessa pr√°tica, que pode causar rea√ß√Ķes graves, inclusive óbitos", alertou a Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) em comunicado.

Ainda segundo a Ag√™ncia, essa avalia√ß√£o é feita a partir de critérios técnico-cient√≠ficos, de acordo com o paciente e o conhecimento da doen√ßa: "todo medicamento apresenta riscos relacionados ao seu consumo, que deve ser baseado na rela√ß√£o benef√≠cio-risco. Ou seja, os benef√≠cios para o paciente devem superar os riscos associados ao uso do produto".

Para se ter uma ideia da dimens√£o e da gravidade do problema, a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) estima que mais de 50% de todos os medicamentos s√£o prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada. Além disso, metade de todos os pacientes n√£o faz uso dos medicamentos corretamente.

Notificação

Para identificar novos riscos e atualizar o perfil de seguran√ßa dos medicamentos, a Anvisa lembra que é imprescind√≠vel que profissionais de sa√ļde e cidad√£os notifiquem as suspeitas de eventos adversos, mesmo sem ter certeza da associa√ß√£o com o medicamento.

Os eventos devem ser notificados pelo VigiMed. "A qualidade dos dados inseridos no sistema é fundamental para subsidiar a an√°lise pelas equipes especializadas. É importante identificar o produto e informar o fabricante e o n√ļmero do lote", orienta a Anvisa.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL