MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal

Live sobre ameaça ao Encontro das Águas marca programação da Sociedade civil para o Dia Mundial da Água

Por Comunica AM em 02/03/2021 às 20:00:26

O Fórum das Águas, articulação da sociedade civil organizada por meio de representações e movimentos sócio-ambientais promovem, na próxima sexta-feira, 05.03, às 10h, a live "Encontro das Águas: a quem interessa a destruição?", na página institucional do Facebook: @forumdasaguasam. A transmissão integra a programação de sensibilização da população quanto à importância do patrimônio imaterial nacional e quanto à situação das águas na Amazônia, preparada para o mês de março em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1993.

O objetivo é iniciar o cronograma de ações previstas para o mês de Água e mobilizar a sociedade para a importância da gestão das águas no Estado que detém o maior rio em volume de água do mundo.

Participam da transmissão o antropólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas, Ademir Ramos e o fotógrafo, educador e ativista ambiental, Valter Calheiros, ambos co-fundadores do Movimento SOS Encontro das Águas. A mediação será feita pela atriz Socorro Papoula, ativista do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia.


"Provocamos o STF para manifestação quanto ao processo de homologação do tombamento do Encontro das Águas que ocorreu há dez anos e está sendo questionado por interesses político e econômicos no estado do Amazonas. Após notificar as partes envolvidas, o Governo do Estado solicitou um prazo de 60 dias para apresentar uma proposta de acordo em torno da construção da mega plataforma portuária, o que muito nos preocupa", explica Ademir Ramos.

O educador ambiental Valter Calheiros, responsável pelo registro etnográfico do Encontro das Águas por meio de fotografias, ressalta que não houve chamamento ou discussão com a sociedade civil a respeito desse possível "acordo". "Isso demonstra que há uma aliança entre os interesses envolvidos que exclui a sociedade civil organizada, que defende a manutenção da biodiversidade local que, sequer foi estudada ainda", afirma.


Homenagem

Um dos apoiadores da defesa do Encontro das Águas, o poeta amazonense Thiago de Mello completa 95 anos no próximo dia 30 de março. Socorro Papoula lembra a trajetória dele à frente do Movimento SOS Encontro das Águas e na luta pelo tombamento, ocasião em que fez um poema em homenagem ao patrimônio imaterial nacional. "Este ano, o nosso mês de luta em defesa deste nosso bem natural será dedicado a ele, que ainda continua nos inspirando, com suas palavras, a defender a natureza", afirma a atriz e ativista feminista.

Histórico

O Encontro das Águas foi tombado como patrimônio cultural e natural pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em novembro de 2010, mas a medida foi contestada pelo governo do Amazonas e, atualmente, encontra-se no Superior Tribunal Federal (STF), onde tramita a Ação Cível Originária nº 2514.

O tombamento assegurou a proteção dos 10 quilômetros contínuos do fenômeno, além dos 30 quilômetros quadrados do seu entorno, por seu valor histórico, cultural, estético, paleontológico, geológico e paisagístico como um patrimônio natural da Amazônia. As águas percorrem os municípios de Manaus, Careiro da Várzea e Iranduba, no Amazonas.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU por meio da Resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, de forma a orientar a realização de atividades de reflexão em todo o mundo sobre o significado da água para a vida na Terra, a fim de alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. De acordo com a ONU, a água potável é um direito humano garantido por lei desde 2010.


SERVIÇO

O QUÊ: Live – "Encontro das Águas: a quem interessa a destruição?"

QUANDO: Sexta-feira, 5 de março

HORÁRIO: 10h

ONDE: Facebook Fórum das Águas - @forumdasaguasam

Fonte: Assessoria Faculdade Marta Falcão

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL