Linameg 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA

Covid-19: Minist√©rio da Sa√ļde concluir√° plano de vacina√ß√£o ap√≥s registro de imunizantes

Por Agência Brasil em 01/12/2020 às 15:23:35

A conclus√£o do plano nacional de vacina√ß√£o contra a covid-19 no pa√≠s depende do registro das vacinas na Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa). A informa√ß√£o foi dada nesta ter√ßa-feira (1) pelo secret√°rio de Vigil√Ęncia em Sa√ļde do Ministério da Sa√ļde, Arnaldo Medeiros.

"É fundamental pensarmos que esse plano operacional para a vacina√ß√£o da covid-19 só ficar√° definitivamente pronto, fechado, quando tivermos uma vacina, ou mais de uma, que esteja registrada na Anvisa. Para isso, ela [vacina] precisa mostrar seus dados de seguran√ßa e efic√°cia para a popula√ß√£o brasileira", afirmou o secret√°rio.

Segundo o Ministério da Sa√ļde, uma das caracter√≠sticas importantes para o registro da vacina contra a covid-19 é que ser termoest√°vel. "Desejamos que a vacina seja fundamentalmente termoest√°vel por longos per√≠odos, em temperaturas de 2 a 8 graus, porque a nossa rede de frios é montada e estabelecida com essa temperatura", lembrou. Redes de frios s√£o os refrigeradores que armazenam as vacinas pelos munic√≠pios brasileiros.

Também est√£o entre os critérios para libera√ß√£o da vacina seguran√ßa, prote√ß√£o contra doen√ßa grave e moderada, efic√°cia, indu√ß√£o de memória imunológica, possibilidade de uso em todas as faixas et√°rias e grupos populacionais, prote√ß√£o com dose √ļnica e que ela acrescente tecnologia com baixo custo de produ√ß√£o.

Ainda durante entrevista coletiva nesta ter√ßa-feira, Armando Medeiros lembrou os dez eixos priorit√°rios que v√£o guiar a campanha de vacina√ß√£o dos brasileiros. O objetivo é imunizar, t√£o logo uma vacina segura seja disponibilizada, os grupos com maior risco de desenvolver complica√ß√Ķes e óbitos pela doen√ßa e as popula√ß√Ķes mais expostas ao v√≠rus.

O p√ļblico-alvo ser√° detalhado apenas após a conclus√£o dos estudos de Fase 3 dos imunizantes testados. "Só assim conseguiremos avaliar em quais grupos [a vacina] teve maior efic√°cia", afirmou.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL