Linameg 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA

Mais oito defensores tomam posse para reforçar atendimento da Defensoria Pública do Estado.

Por Neder Nibson Guedes em 15/10/2020 às 15:58:09

Evento será realizada na ALE-AM em cerimônia mista, com número reduzido de convidados presenciais e transmissão pelo YouTube; reforço vai permitir que instituição avance na instalação de polos no interior

O defensor público geral do Estado do Amazonas, Ricardo Paiva, dá posse a mais oito novos defensores públicos para reforçar o atendimento à população. A cerimônia será realizada nesta sexta-feira, 16, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), às 10h, em formato misto, com número reduzido de convidados presenciais e transmissão no canal da YouTube da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). Os novos defensores foram aprovados no concurso público realizado em 2018 e reforçarão o atendimento da instituição.

Tomam posse nesta sexta-feira os defensores Thatiana David Borges; Livia Azevedo de Carvalho; Renata Visco Costa de Almeida; Francine Lucia Buffon Baldissarella; Jose Antonio Pereira da Silva; Mirella Leal Cabral Maciel; Thiago Torres Cordeiro; Bernardo Mello Portella Campos. Do total de nomeações, quatro correspondem a vagas abertas por falecimentos e aposentadorias.

Entre os novos defensores está Livia Azevedo, que estava atuando como defensora pública no Amapá e agora optou pelo Amazonas. Para ela, assumir a função representa buscar, junto com a instituição, a justiça social. "A Defensoria Pública tem por missão institucional alcançar a Justiça Social e garantir os direitos humanos, promovendo a emancipação de pessoas vulnerabilizadas. Assim, é uma honra e um grande desafio integrar, junto aos demais sete colegas, a Defensoria Pública do Amazonas, sobretudo diante de seu compromisso com a ampliação da interiorização de seus serviços", disse Lívia.

O defensor geral, Ricardo Paiva, ressalta que o reforço no quadro de defensores públicos vai permitir que a Defensoria avance na instalação de polos em novos municípios. "É com muito entusiasmo que damos posse a esses novos defensores e defensoras, que vão colaborar com a missão institucional da Defensoria, especialmente no interior. Apesar do período adverso, nossa meta é crescer mais e ofertar atendimento jurídico para mais amazonenses", disse Paiva.

Atualmente, a instituição está instalada nas regiões do Madeira, Médio Amazonas, Baixo Amazonas, Médio Solimões e Alto Solimões, alcançando, ao todo, 31 municípios. A atual gestão tem como meta instalar mais quatro polos no interior do Amazonas, um deles ainda em 2020.

A partir dos estudos feitos pela Defensoria, os próximos polos a serem instalados contemplam os municípios de Maués, Coari, Manacapuru e Lábrea. De acordo com Paiva, são municípios estratégicos e que concentram um grande contingente populacional que precisa do atendimento da Defensoria.

Em 2017, a Defensoria iniciou um processo de interiorização, com um planejamento que inclui a implantação de 12 polos permanentes no interior. A primeira etapa de implantação foi concluída em 2019, quando a DPE-AM finalizou a instalação dos cinco primeiros polos. Em 2020, a instituição segue focando a expansão dos seus atendimentos na capital e no interior.

POLOS DA DPE-AM EM FUNCIONAMENTO

Polo do Madeira: tem sede em Humaitá e atende também os municípios de Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré e Apuí.

Polo do Médio Amazonas: tem sede em Itacoatiara e atende também aos municípios vizinhos de Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

Polo do Baixo Amazonas: tem sede em Parintins e alcança os municípios de Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

Polo do Médio Solimões: com sede em Tefé, alcança os municípios de Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí e Fonte Boa.

Polo do Alto Solimões: com sede em Tabatinga, atende os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.


Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

Fonte: DPE-AM

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL