Linameg 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA

Efeitos da Covid-19 e sobra de recursos para os professores dominam os debates nesta quarta-feira

Por Portal Comunica AM em 14/10/2020 às 23:10:27

 

A reunião plenária desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), permitiu o debate de variados temas, com destaque para a avaliação dos recursos em caixa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ações do Executivo para atender pacientes atingidos pela Covid-19.

A deputada Alessandra Campêlo (MDB) usou seu tempo no Pequeno Expediente para falar sobre a ação do Governo do Estado de abrir, dentro do Hospital Delphina Aziz, uma ala para atender os pacientes com sequelas causadas pela Covid-19. Campêlo lembrou que apenas no Amazonas a Covid-19 já tirou a vida de mais de quatro mil pessoas, segundo os dados divulgados até o último dia 13. Porém, já foram recuperados 125.947 cidadãos. "Essa doença deixa sequelas, como problemas respiratórios, insuficiência renal ou cardíaca e hipertensão crônica, por exemplo, que precisarão ser tratadas", afirmou a parlamentar, elogiando a iniciativa e afirmando que o Estado já está se "preparando para uma pós pandemia".

Outro tema apresentado por Campêlo foi em relação aos restaurantes nos campi da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que estão fechados em razão da suspensão das aulas presenciais provocadas pela pandemia. "Eu peço ao reitor da UEA, Cleinaldo Costa, que reabra os restaurantes universitários, principalmente os localizados nos municípios do interior", solicitou. A deputada informou que alunos de diversos municípios como Coari, Tefé e Parintins, a procuraram, pedindo que seu apoio nessa solicitação. Segundo Campêlo os alunos alegaram que estão com dificuldades para se alimentar nesse período de isolamento social. "Sabemos que aluno de menor poder aquisitivo depende da alimentação servidas nas escolas, e com os universitários também ocorre isso", esclareceu.

 

Professores

 

Com a proximidade do Dia dos Professores, celebrado no dia 15 de outubro, o deputado Serafim Corrêa (PSB) antecipou a parabenização e deu uma boa notícia aos profissionais da educação, informando que, provavelmente os professores receberão as sobras do FNDE. Em seu pronunciamento Corrêa apresentou informações sobre os valores repassados para o Amazonas pelo FNDE nos quatro primeiros bimestres do ano, ou seja, de 01 janeiro a 31 de agosto. Segundo o deputado, o Governo do Estado deveria gastar, dos recursos recebidos, no mínimo 60% com a remuneração dos professores que estão na sala de aula, só gastou 46%. Das despesas que poderia gastar os outros 40%, só gastou 19%, e guardou em caixa 34% de tudo o que recebeu. "O governo está guardando em caixa e não está aplicando como deveria", destacou. Os dados estão no site do FNDE e podem ser consultados pela população.

Serafim explicou que, diante desses números, é provável que no final do ano haverá uma sobra considerável de valores do Fundo, chegando próximo a R$ 200 milhões, e que, de acordo com a lei, esse valor deverá ser dividido entre todos os professores estaduais que estão em sala de aula. "Estamos a menos de 90 dias do final do ano, e essa conta terá que fechar. E para fechar os professores terão que receber a sobra significativa desses recursos", finalizou.

O FNDE é um órgão federal, responsável pela execução de ações e programas da educação básica no país, além de atuar também na educação profissional e tecnológica e no ensino superior.

 

Homenagem

 

Os deputados realizaram um minuto de silêncio em homenagem ao ex goleiro do Atlético Rio Negro Clube, Clóvis Amaral Machado, conhecido como "aranha negra", que faleceu na última segunda-feira (12), em Manaus. O ex-atleta e ídolo da torcida rionegrina é mais uma vítima da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Delphina Aziz com quadro grave da doença e não resistiu. Nascido no município de Parintins foi ídolo da torcida nos anos de 1960 e 1970 e completaria 77 anos no dia 20 de outubro.

 

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Joyce Campos

Foto: Elisa Garcia Maia

 

 

Fonte: Aleam

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL