Linameg 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA

Ministra da Agricultura: culpar "o homem do Pantanal" pelos incêndios é injustiça

Por Portal Comunica AM em 23/09/2020 às 20:10:18
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

De todo modo, acrescentou que se deve pensar se o bioma Pantanal está sendo trabalhado "da maneira correta". "Sobre a "pata do boi", que muitos querem tirar, os velhos pantaneiros dizem que o boi é o bombeiro do Pantanal, porque ele come a palha e as gramíneas. Assim, se tiver fogo ele não se alastra como vimos este ano", exemplificou. "Temos de aprender com quem vive lá e com a ciência, e também com quem está estudando os efeitos do clima."

Indagada sobre os investimentos portentosos que o Estado da Califórnia (EUA) – também vítima de trágicos incêndios este ano -, faz para minimizar os efeitos das mudanças climáticas, a ministra disse que "não dá para comparar" o tamanho da Califórnia com o tamanho do Brasil. "A Europa (ocidental), por exemplo, cabe inteira na Amazônia", destacou. "Então, precisamos de recursos, de gente, com certeza, mas hoje o Brasil tem necessidades enormes, como saneamento básico, moradia, muitos problemas a atacar", prosseguiu, citando ainda que o governo federal lançou mão, para ajudar a debelar os focos de incêndio na Amazônia, das Forças Armadas. "Tem gente em helicópteros, aviões e gente por terra, gente apagando incêndios, vendo onde tem ilegalidades, prendendo gente e uma série de coisas que não são faladas, na imensidão que é a Amazônia", garantiu a ministra "No Pantanal, o Ministério do Meio Ambiente colocou aviões e o que tinha de material tanto humano quanto de recursos de equipamentos e não é suficiente", lamentou.

A ministra acrescentou que, apesar da crise econômica, o "Brasil precisa, sim, pensar nisso (na proteção ambiental)". "Mas vivemos um momento complicado na economia; é uma coisa que está na nossa mente e vamos ter de estar sempre prevenindo o que vier para os próximos anos." Apesar das mazelas atualmente enfrentadas, inclusive "pelo grande tamanho do País", Tereza Cristina garantiu que a maioria dos produtores rurais "cumpre a legislação ambiental".

Publicado primeiro em Banda B » Ministra da Agricultura: culpar "o homem do Pantanal" pelos incêndios é injustiça

Fonte: Banda B

Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL