Linameg 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA

Balanço da busca ativa de pacientes com hanseníase é apresentado.

Por Comunica AM em 22/09/2020 às 00:04:52

A intensificação do trabalho de busca ativa para avaliação dos contatos e resgate de pacientes que abandonaram ou estão em atraso no tratamento contra hanseníase, iniciada pela Prefeitura de Manaus, no mês de agosto, já possibilitou a avaliação de 240 contatos intradomiciliares e sociais de pacientes diagnosticados com a doença entre 2018 e 2020, assim como o monitoramento de 104 pessoas em atraso ou abandono do tratamento.

O resultado do trabalho foi apresentado na manh√£ desta segunda-feira, 21/9, no auditório do Complexo de Sa√ļde Oeste, da Secretaria Municipal de Sa√ļde (Semsa), localizado no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, durante reuni√£o com representantes das √°reas de Vigil√Ęncia, Aten√ß√£o, Monitoramento e Avalia√ß√£o em Sa√ļde da rede municipal, além dos Distritos de Sa√ļde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

Segundo a chefe do N√ļcleo de Controle da Hansen√≠ase da Semsa, enfermeira Ingrid Simone Alves dos Santos, a pandemia da Covid-19 resultou em uma menor procura pelos servi√ßos de sa√ļde e, consequentemente, houve redu√ß√£o na notifica√ß√£o de casos de hansen√≠ase, por isso foi iniciado refor√ßo na busca ativa de pacientes e contatos intradomiciliares e sociais.

"A busca ativa continua a ser realizada por meio de visitas domiciliares ou por contato telefônico, identificando as causas do abandono e garantindo a continuidade do tratamento. Em um per√≠odo de 30 dias, j√° houve a retomada ao tratamento de 104 pacientes. Em alguns casos, a pessoa j√° concluiu o tratamento, faltando apenas a avalia√ß√£o final do médico para a alta do paciente", explicou Ingrid.

A enfermeira destacou ainda que o índice de cura da hanseníase, no primeiro e no segundo quadrimestre deste ano, chegou a 95%, superando a meta de 90% para o período analisado. "Em 2019, o índice foi 94%, o maior em 17 anos de monitoramento da doença no município", informou Ingrid.

Em rela√ß√£o ao exame de pele em contatos intradomiciliares e sociais do paciente, a intensifica√ß√£o da busca ativa resultou em um aumento de 13,29% na cobertura do munic√≠pio no per√≠odo de 30 dias, com a detec√ß√£o de tr√™s casos suspeitos e que j√° est√£o em acompanhamento para defini√ß√£o do diagnóstico.

"O exame dos contatos, que s√£o as pessoas que convivem de forma prolongada e próxima da pessoa diagnosticada com hansen√≠ase, é fundamental para avaliar a situa√ß√£o epidemiológica real da doen√ßa em Manaus. Além disso, permite quebrar a cadeia de transmiss√£o, j√° que, com o diagnóstico, é poss√≠vel iniciar o tratamento de forma precoce", ressaltou a enfermeira.

O acompanhamento dos contatos, com o exame de pele, deve ser anual, por um período de cinco anos, considerando que a fase inicial dos sintomas ocorre entre dois a sete anos a partir da contaminação.

Monitoramento

Durante a reuni√£o com profissionais da Semsa, também houve a apresenta√ß√£o de um novo sistema de informa√ß√£o de programa√ß√£o e produ√ß√£o, para consolida√ß√£o dos dados dos casos de hansen√≠ase.

"É um novo sistema que est√° em fase de implanta√ß√£o na Semsa e que vai permitir uma maior qualifica√ß√£o das informa√ß√Ķes em tempo oportuno, facilitando o monitoramento dos exames de pele, bem como o acompanhamento dos contatos intradomiciliares e sociais", informou Ingrid.

Casos

O munic√≠pio de Manaus registrou este ano 58 casos novos de hansen√≠ase, com dois casos em menores de 15 anos, conforme dados do Sistema de Informa√ß√£o de Agravos de Notifica√ß√£o (Sinan), do Ministério da Sa√ļde, de 21 de setembro.

A hansen√≠ase é uma doen√ßa causada por uma bactéria chamada bacilo de Hansen e pode ser transmitida quando uma pessoa doente elimina o bacilo por meio de saliva, secre√ß√Ķes nasais, tosse ou espirro, infectando outras pessoas, a partir de contato prolongado e próximo, o que pode ocorrer dentro de casa ou no ambiente de trabalho. É uma doen√ßa que tem cura e o tratamento medicamentoso dura de seis meses até um ano, dispon√≠vel de forma gratuita no Sistema √önico de Sa√ļde (SUS).

Sintomas

A fase inicial dos sintomas da hanseníase ocorre entre dois a sete anos a partir da contaminação, e muitas vezes não são identificados pela população: manchas avermelhadas, esbranquiçada, amarronzadas; diminuição ou ausência de sensibilidade (manchas dormentes); queda ou diminuição dos pelos e ausência ou diminuição do suor, entre outros.


Texto – Euriv√Ęnia Gal√ļcio

Foto – Arquivo / Semcom

Fonte: Semsa

Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Coment√°rios

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL