Linameg 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA

"Se terminal pesqueiro for vendido, União terá que devolver investimento da prefeitura de Manaus", diz Serafim

Por Comunica AM em 11/08/2020 às 23:02:08

O deputado Serafim Corrêa (PSB) chamou atenção, nesta terça-feira (11), para o programa de privatização do Governo Federal que inclui o terminal pesqueiro de Manaus. Segundo Serafim, caso o terminal seja privatizado, o Governo terá que devolver o valor investido pela prefeitura na obra.

"Em 2005, o Governo Federal tinha algo em torno de R$ 14 milhões, mas esse valor não dava para construir o terminal pesqueiro, anseio muito antigo da população. Foi proposto à prefeitura que fizesse as desapropriações do terreno, assinasse convênio com o Governo Federal, recebesse o dinheiro, fizesse a obra até o limite das verbas do Governo Federal, e, posteriormente, a obra seria finalizada com os recursos da Prefeitura de Manaus", explicou.

Serafim, então prefeito de Manaus, concordou com a proposta do Governo Federal. Executou 95% da obra e os outros 5% foram continuados pelo prefeito que o substituiu, com recursos da Prefeitura. Também ficou acordado que a obra seria transferida, quando concluída, para o Governo Federal para equipar o terminal e administrá-lo.

"Saí da prefeitura. Faltava 5% da obra para ser concluída. O prefeito que me substituiu concluiu a obra e transferiu ao Governo Federal, em 2012, que não equipou o terminal pesqueiro. O local acabou sendo invadido. Depois o Governo Federal retomou e depois cedeu à Federação dos Pescadores. Essa é a realidade", explicou.

O líder do PSB na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ainda disse que há um impasse na privatização, se haverá concessão para administração do local ou se, de fato, o terminal será privatizado.

"Agora ele [Governo Federal] diz que quer privatizar. Não sei se ele quer privatizar ou se ele quer conceder. Se ele quer conceder, tudo bem, é um direito dele. Agora, se ele vai vender, seria uma desonestidade com a Prefeitura de Manaus não devolver os valores, muitos milhões, que a prefeitura colocou no terminal pesqueiro. Faço essa abordagem e espero que todos os atores sejam ouvidos para que possamos chegar a melhor solução", concluiu.


Fonte: Assessoria do Parlamentar

Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL