MIX BRASIL 728X90 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA
Good Pax capa 01
Central Gospel Livro Banner Principal
BACURI 728X90 01

Câmara Municipal de Manaus mantém primeiro lugar no ranking de transparência do MPC-AM

Por Andréia Oliveira em 31/07/2020 às 18:21:42

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) manteve o primeiro lugar no ranking de transparência feito pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM).

A CMM alcançou o índice de 70,6% de transparência com os gastos públicos. Os dados avaliados são referentes à gestão do presidente Joelson Silva (Patriota) que assumiu a presidência da Casa Legislativa com o compromisso de tornar a instituição cada vez mais transparente. "Nós conquistamos esse primeiro lugar ano passado, no nosso primeiro ano de gestão e assumimos o compromisso de continuar trabalhando com transparência, deixando muito claro para a sociedade manauara o que está sendo feito pela Câmara. O ranking do Ministério Público de Contas mostra que estamos fazendo uma gestão séria e comprometida com a população que nos deu seu voto de confiança", afirma o presidente.

O MPC-AM é o órgão responsável por acompanhar os órgãos públicos com relação à divulgação dos gastos do dinheiro público. Os 19 critérios de avaliação estão previstos na Lei 12.527/2011, conhecida como Lei da Transparência. Os critérios são divididos entre a matriz comum e específica. Na matriz comum é verificado se o órgão possui um site oficial ou portal da transparência próprio, se divulga as informações institucionais, as receitas e despesas, os dados relacionados aos recursos humanos, pagamentos de diárias, licitações e contratos. Na matriz específica, referente às atividades inerentes ao poder legislativo, é verificado se a instituição cumpre o que é exigido pela Lei como a obrigatoriedade que as Câmaras têm de divulgar as leis municipais, as cotas para o exercício da atividade parlamentar, as pautas e atas das sessões plenárias, entre outros. "A Câmara Municipal de Manaus atende todas essas obrigatoriedades, cumprindo o que está previsto na Lei da Transparência e na Constituição Federal", comemora Joelson Silva.

O presidente também lembra que, além do site oficial da Câmara Municipal de Manaus, na sua gestão a CMM colocou no ar outros canais de comunicação que promovem a transparência junto à população e também aos órgãos fiscalizadores. "Nós temos a Rádio e a TV Câmara Manaus, a rádio na frequência 105.5 FM e a TV no canal 55.4, até o dia 29 de Agosto, e depois no canal 6.3, que são canais onde a população pode acompanhar a transmissão das sessões plenárias, o trabalho das comissões técnicas e tudo aquilo que acontece na Câmara", relata. O presidente finaliza dizendo que o compromisso continua sendo o de manter a transparência da Câmara e aproximar cada vez mais o poder legislativo municipal e a sociedade.


Texto: Francismar Lopes - Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM

Fonte: Dircom CMM

Comunicar erro
Capa 2 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal FULL
Banner 02 Good PAX