Linameg 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA

Recursos concedidos pelo Governo do Estado são aplicados na saúde de Rio Preto da Eva.

Por Comunica AM em 03/07/2020 às 01:38:41

Nesta quinta-feira (02/07), o Hospital Thomé de Medeiros Raposo, em Rio Preto da Eva, foi reinaugurado com a entrega, por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), de equipamentos para a modernização da unidade hospitalar. O município, distante 57 quilômetros de Manaus, teve ainda inaugurado o primeiro Posto de Saúde Indígena (PSI). Os investimentos foram feitos pela prefeitura de Rio Preto da Eva com recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), repassado pelo Governo do Estado, para o fortalecimento da saúde do município.

De acordo com o secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo, os equipamentos entregues pelo Estado vão trazer comodidade aos pacientes para que não precisem se deslocar para Manaus a fim de fazer exames especializados.

"Um prédio totalmente equipado com um laboratório novo, mamografia nova, respirador e com todos os equipamentos para ajudar a população, como aparelho de ultrassom e digitalizador de imagem. O digitalizador é muito importante porque as imagens captadas dos pacientes podem ser de maneira digital trabalhadas, ir para o prontuário do paciente, ficar guardadas, sem necessidade de revelação", explicou o secretário.

O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, destaca que o investimento só foi possível por conta da parceria com o Governo do Estado. "Nessa parceria foi possível, hoje, ter um hospital moderno, porque o governador Wilson Lima conseguiu colocar aqui em Rio Preto equipamentos modernos", enfatizou o prefeito.


Para a secretária municipal de saúde, Aila Carla, ver os equipamentos funcionando é a realização de um sonho, principalmente no que diz respeito ao mamógrafo. "Hoje nós começamos a funcionar e não apenas inaugurar. E, a partir de hoje, o município de Rio Preto da Eva vai fazer mamografia", disse.

Segundo a diretora do hospital, Dieny Carvalho, a reforma do hospital ocorre após 13 anos da inauguração. Ela ressalta que a população será melhor atendida por conta da nova estrutura. "Nós queremos agradecer ao prefeito Anderson Sousa e ao nosso governador Wilson Lima pela reforma do hospital, por nos entregar um hospital digno para toda a população de Rio Preto e todos aqueles usuários que têm a necessidade de estar aqui com a gente utilizando este complexo e agora de ótima qualidade", destacou.




Indígena – Além de um leito destinado para a população indígena no hospital do município, também foi inaugurado nesta quinta-feira (02/07) o PSI Joaquim Sampaio na comunidade Beija-Flor.

O secretário Cássio Espírito Santo parabenizou a prefeitura pela construção, realizada com o recurso do FTI. "Agradecer ao prefeito, que usou o recurso com muita responsabilidade e mudou a vida das pessoas desse município. Isso é um ganho para a comunidade indígena, nós vamos ter um atendimento digno e poder resolver na própria comunidade os seus problemas de saúde", afirmou.

Conforme o presidente da Associação Etno Ambiental Beija-Flor, Sergio Campos, da etnia Tukano, a inauguração do PSI entra para a história do município. "Pela primeira vez estamos inaugurando uma estrutura que vai permanecer o tempo todo, que vai atender os moradores indígenas que moram em Rio Preto da Eva", ressaltou.

FOTOS: Rodrigo Santos

Fonte: Susam

Capa 2 Couminca Am horizontal
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal