Linameg 01
CAPA CRHYSTI MASTER FULL 01
PET DB CAPA FULL 01
LINAMEG COMPLETA

109 anos da Assembleia de Deus no Brasil. A maior denominação pentecostal do mundo.

Toda programação da festa foi transmitida pela TV e Rádio Boas Novas e suas mídias sociais.

Por Neder Nibson de Carvalho Guedes em 19/06/2020 às 22:44:13

Na soma total, no mundo inteiro o número de assembleianos somam mais de 69 milhões e mais de 350 mil pastores, estando eles divididos em mais de 350mil igrejas presentes em mais de 200 países, e é aí que está o Brasil liderando com mais de 22 milhões de membros. Parabéns ao Pr. Samuel Câmara, Presidente da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil - CADB e à igreja mãe em Belém do Pará, berço de onde nasceu a Assembleia de Deus no Brasil.


Origem do movimento no mundo.

Tem sua origem no Cristianismo, na reforma protestante, no protestantismo, pietismo, armianismo, metodismo, grande despertamento, no evangelho pleno e no reavivamento da rua Azusa.

O movimento pentecostal de hoje traça seus vestígios da sua comunidade a uma reunião de oração no Colégio Bíblico Betel em Topeka, Kansas, em 1 de janeiro de 19001. Ali, muitos chegaram à conclusão de que falar em línguas era o sinal bíblico do Batismo no Espírito Santo. Charles Partam foi o fundador desta escola, que mais tarde iria para Houston, Texas. Apesar da segregação racial em Houston, William J. Seymour, um pregador negro, foi autorizado a assistir a aulas bíblicas de Parham. Seymour viajou para Los Angeles, onde sua pregação provocou o Avivamento da Rua Azusa em 1906. Apesar do trabalho de vários grupos wesleyanos avivalistas, como Parham e D. L. Moody, o início do movimento pentecostal difundido nos EUA, é geralmente considerado como tendo começado com Seymour no avivamento da rua Azusa.

O avivamento na rua Azusa foi o primeiro avivamento pentecostal a receber atenção significativa, e muitas pessoas de todo o mundo tornaram-se atraídas por ele. A imprensa de Los Angeles deu muita atenção ao avivamento de Seymour, o que ajudou a alimentar o seu crescimento. Um número de novos grupos menores iniciou-se, inspirado nos acontecimentos deste avivamento. Os visitantes internacionais e missionários pentecostais acabariam por trazer estes ensinamentos para outras nações, de modo que praticamente todas as denominações pentecostais clássicas hoje traçam suas raízes históricas no avivamento da rua Azusa.

Logo cedo os pentecostais foram incentivados por seu entendimento de que todo o povo de Deus poderia profetizar nos últimos dias antes da segunda vinda de Cristo. Eles olharam para as passagens bíblicas sobre o Pentecostes no segundo capítulo de Atos, em que Pedro citou a profecia contida em Joel 2.28

"E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, e os vossos jovens terão visões." (ARC). Assim, quando a experiência de falar em línguas espalhou-se entre os homens e mulheres da rua Azusa, um sentido de urgência tomou conta, quando eles começaram a olhar para a Segunda Vinda de Cristo. No início os pentecostais se viam como peregrinos na sociedade, dedicando-se exclusivamente a preparar o caminho do Senhor Jesus.

Origem do movimento no Brasil

No vídeo a seguir, assista um resumo da história da AD no Brasil e a passagem de Daniel Berg em Jundiaí - São Paulo, onde o missionário chegou a ser apedrejado, perseguido e rejeitado pela população em um culto ao ar livre, fato comum no início das Assembleias de Deus no Brasil.

Assembleia de Deus é uma denominação cristã evangélica no Brasil, fundada em 1911 na cidade de Belém do Pará pelos sueco-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, em 19 de novembro de 1910, vindos dos EUA. A princípio, frequentaram a Igreja Batista, denominação que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Os missionários suecos traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo,— o falar em línguas espirituais (estranhas) — como a evidência de manifestações que já vinham ocorrendo em reuniões de oração nos Estados Unidos e também de forma isolada em outros países, principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu através de um de seus principais discípulos, um pastor afro-americano, chamado William J. Seymour, na rua Azusa, Los Angeles, em 1906.

A nova doutrina trouxe divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembleias distintas, conforme relatam as atas das sessões os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1911 juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de janeiro de 1919 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.

A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançando o Amazonas e propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população.

Chegou ao Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja a teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, em 1924, para a então capital da República. Pastores como Pr. Alcebíades Pereira Vasconcelos e Pr. Tulio Barros Ferreira foram nomes de peso e influência nessa grande denominação no Brasil.

No decorrer dos anos está instituição evangélica cresceu ao ponto de tornar-se a maior denominação do segmento evangélico no Brasil. Na visão do Pr. Samuel Câmara, Presidente da CADB e da Igreja em Belém do Pará, o marco desses 109 anos da Assembleia de Deus no Brasil está voltado para as próximas gerações, a fim que os mesmos dêem continuidade à este movimento tão genuíno, rico em sua história, com a simplicidade do mover, que só Deus pode fazer e que hoje move milhares de famílias no Brasil e no mundo. Por isso o Slogan deste ano é : "Meus filhos e meus netos terão a mesma fé que eu e servirão a Deus com alegria na Assembleia de Deus".

Segue a programação do último dia da festa neste sábado:





Capa 2 Couminca Am horizontal
Banner 02 Pet DB

Comentários

Capa 3 Couminca Am horizontal