Semana passada tivemos a divulgação da produtividade dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas, em uso de tribuna recebi o destaque por utilizar todo o tempo que a mim foi disponibilizado, 91 vezes subi a tribuna para falar. Após 16 meses de mandato ainda há quem se espante com minhas atitudes na atividade parlamentar, nunca perdi a oportunidade de fazer o certo e da melhor forma, esgotando todas as alternativas para cumprir a missão recebida, isso desde a época em que possuía somente a insígnia de tenente da Polícia Militar do Amazonas.
A definição da palavra parlamento em sua origem deriva do francês "parler", que significa "falar". Portanto, é o local onde os representantes eleitos se reúnem para debater e deliberar sobre questões de interesse público.
O relatório do sistema de apoio legislativo da casa legislativa aponta que estive entre os três mais presentes às sessões plenárias e de votação no primeiro semestre de 2024. Totalizando 91,23% de presença no período de janeiro a junho.
Para mim, não há nada de extraordinário nesses números, eles revelam que eu estive presente para o cumprimento da minha função. Esta é uma realidade de qualquer classe trabalhadora no mundo todo. Precisamos cumprir nossa missão de forma plena, focado na melhor forma de executar as ações. Estou fazendo a minha parte, é minha obrigação me fazer presente. Das 3 vezes que faltei, estive em reunião no Congresso Nacional e no Ministério da Justiça, tratando assuntos de interesse público estadual.
Neste semestre tenho motivos para agradecer a trajetória na conquista de novos Projetos de Lei, de Resoluções Legislativa, de Requerimentos Indicativos e do uso da tribuna, esses foram os mecanismos para conquistarmos espaços e para que nossas bandeiras fossem vistas e ouvidas.
As agendas da Comissão de Segurança Pública, também, refletem esse ímpeto de fazer mais e melhor para garantir a qualidade de vida dos amazonenses. Realizamos eventos importantíssimos, como o Encontro Técnico das Comissões de Segurança Pública e o II Seminário de Segurança Pública; eventos que chamaram a atenção de parlamentares de todo o país e autoridades do governo federal para a situação da segurança pública no Amazonas. Trouxemos para a terceira capital mais violenta do Brasil: senadores, deputados federais, deputados estaduais, chefes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, o Comando Militar da Amazônia, policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, e com esses uma vasta explanação sobre suas áreas de atuação na atividade de proteção da maior região brasileira.
Sem dúvida nenhuma, o relatório do sistema da Aleam confirma o que o planejamento estratégico elaborado e ajustado constantemente mostrou para mim e para minha equipe. Estamos avançando.
A complexidade de legislar neste estado requer pesquisa e estudo sobre as viabilidades financeiras, técnicas, de logística e de manutenção. Cada projeto de lei aprovado e que aguardam sua implantação tem sido cuidadosamente pensado para que alcance de forma efetiva os 62 municípios amazonenses.
Com Fé em Deus e foco na missão, estamos vencendo pelo Amazonas!
Dan Câmara é Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Segurança Pública na ALEAM, Presidente da Comissão de Justiça e Segurança Pública da UNALE, Cofundador da Força Nacional de Segurança especialista em Planejamento Estratégico, Presidente de honra do Clube Militar de veteranos – AM, ex-Comandante Geral da PMAM, Coronel da Polícia Militar.